Ensino de matemática através da resolução de problemas: análise da disciplina RPM implantada pela SEEDUC-RJ <br> Mathematics teaching through problem solving: analysis of discipline RPM implanted by SEEDUC-RJ

Autores

  • Darlan Azevedo Gomes Rede Estadual do Rio de Janeiro
  • Augusto Cesar de Castro Barbosa Departamento de Matemática Aplicada (APL) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cláudia Ferreira Reis Concordido Instituto de Matemática e Estatística – UERJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p105-120

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Resolução de Problemas Matemáticos, SEEDUC.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar as concepções sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), tanto na visão da Secretaria quanto na visão de um grupo de professores pertencentes à rede estadual de ensino. Para isso, foi analisado o documento da secretaria que norteia a implantação da disciplina RPM e foi realizada uma breve pesquisa de perfil e opinião com esse grupo de professores.


This paper aims to approach the conception of the discipline Solving Mathematical Problems (RPM) of the State Bureau of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC), both in view of the Bureau and of a group belonging to the state network teachers. For this, it was analyzed the Bureau document that guides the implementation of RPM discipline and it was made a profile and opinion brief research with this group of teachers.


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Biografia do Autor

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Departamento de Matemática Aplicada (APL) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Matemática e Física, Mestre e Doutor em Física (UFF - 1997). De 1999 a 2011 fui Professor Adjunto e desde 2012 sou Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuo na área Multidisciplinar. Tenho experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolvo pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão de calor. Desde 2003 atuo também na área de Educação Ambiental.

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

GOMES, D. A.; BARBOSA, A. C. de C.; CONCORDIDO, C. F. R. Ensino de matemática através da resolução de problemas: análise da disciplina RPM implantada pela SEEDUC-RJ &lt;br&gt; Mathematics teaching through problem solving: analysis of discipline RPM implanted by SEEDUC-RJ. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i1p105-120. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/29552. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos