Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula<br>Description of the actions of Mathematics teachers through direct observation of the classroom
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p349-368Palavras-chave:
Ação docente, professor de Matemática, relação com o saber.Resumo
Este artigo apresenta um conjunto de categorias da ação docente, obtidas da observação direta das atividades desenvolvidas em sala de aula, por três professores de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizou a análise textual discursiva para a organização e interpretação dos dados, os quais foram coletados por meio de gravação em áudio e vídeo e notas de campo. Das análises emergiram quatro categorias de ação: Burocrático-Administrativa (BAd), Espera (Esp), Explica (Exp) e Escreve (Esc). Foi possível perceber que a ação docente é complexa e múltipla e que os professores, em geral, perderam muito tempo com ações do tipo BAd, consideradas ações preliminares ao ato de ensinar, propriamente dito.
The purpose of this research was to describe the teachers action of three Mathematics teachers of the fundamental school, obtained through direct observation of the activities developed in the classroom, and to present a set of categories of those actions. The research used the discursive textual analysis to the organization and interpretation of data, which were collected by audio and video recording and field notes. From the analysis emerged four categories of action: Bureaucratic-Administrative (BAd), Wait (Esp), Explain (Exp) and Write (Esc). It was possible to see that the teaching action is complex and multiple and that teachers generally have lost a lot of time in the actions of BAd type considered preliminary actions to the proper act of teaching.
Metrics
Referências
ANDRADE, E. C. de. Um estudo das ações de professores em sala de aula. 189p. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2016.
ARRUDA, S. de M.; LIMA, J. P. C. de; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.2, p.139-160, 2011.
ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M. A relação com o saber na sala de aula. Em Anais do IX EDUCOM – Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Aracaju, SE, Brasil. 2015. Recuperado em http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
DUROZOI, G.; ROUSSEL, A. Dicionário de filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. 5.ed. Campinas: Papirus, 2005.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2013.
MARTINIC, S; VILLALTA, M. Jornada Escolar Completa y organización del tiempo en la sala de clases de la Educación Básica. En: Jorge Manzi y María Rosa García (Editores). Abriendo las puertas del aula: Transformaciones de las prácticas docentes. Santiago, Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile, p.317-348, 2016.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
OECD. Creating Effective Teaching and Learning Environments: First Results from TALIS, 2009. http://www.oecd.org/education/school/43023606.pdf . Acesso em: 17 maio 2017.
OECD. Teaching and Learning International Survey TALIS 2013: Conceptual Framework, 2013a. http://www.oecd.org/edu/school/TALIS%20Conceptual%20Framework_FINAL.pdf . Acesso em: 17 maio 2017.
OECD. TALIS 2013 User Guide to the International Database, 2013b. http://www.mecd.gob.es/dctm/inee/bases-de-datos/talis-2013-user-guide.pdf?documentId=0901e72b81c9caaf . Acesso em: 17 maio 2017.
OECD. TALIS 2013 Results: An International Perspective on Teaching and Learning, 2014. http://www.istruzione.it/allegati/2014/OCSE_TALIS_Rapporto_Internazionale_EN.pdf. Acesso em: 17 maio 2017.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
WEBER, M. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Berkeley: University of California Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).