Equações do segundo grau em videoaulas

uma análise praxeológica no YouTube Edu.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p125-155

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Equações do segundo grau, Videoaulas, Youtube Edu

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar videoaulas da plataforma Youtube Edu sobre as equações do segundo grau sob a ótica das praxeologias matemáticas e dos objetos ostensivos. Para analisar esse recurso didático, ancoramos este estudo na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard e colaboradores. De maneira especial, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo documental. Foram analisados dois canais de Matemática da plataforma Youtube Edu. A implementação da metodologia possibilitou identificar e analisar os tipos de tarefas, as técnicas e os elementos tecnológico-teóricos, bem como os objetos ostensivos e não ostensivos presentes em torno do objeto, equações do segundo grau, desses dois canais. Os principais resultados apontam que nas praxeologias matemáticas das videoaulas houve um privilégio de uma técnica na resolução das equações. Os objetos ostensivos evidenciados nas videoaulas foram diferentes em ambos os canais e a utilização dos ostensivos tecnológicos de edição mais profissional apontam para um maior acesso dos usuários à plataforma.

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Biografia do Autor

Luana Leticia da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste

Meotodologias e práticas em ensino de Matemática, Licenciatura em Matemática.

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Federal de Pernambuco

Meotodologias e práticas em ensino de Matemática, Teoria Antropológica do Didático. Licenciatura em Matemática.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

SILVA, L. L. da; MENEZES, M. B. de. Equações do segundo grau em videoaulas: uma análise praxeológica no YouTube Edu. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 125–155, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p125-155. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54850. Acesso em: 11 dez. 2024.