Equações do segundo grau em videoaulas
uma análise praxeológica no YouTube Edu.
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p125-155Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático, Equações do segundo grau, Videoaulas, Youtube EduResumo
Este estudo teve por objetivo analisar videoaulas da plataforma Youtube Edu sobre as equações do segundo grau sob a ótica das praxeologias matemáticas e dos objetos ostensivos. Para analisar esse recurso didático, ancoramos este estudo na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard e colaboradores. De maneira especial, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo documental. Foram analisados dois canais de Matemática da plataforma Youtube Edu. A implementação da metodologia possibilitou identificar e analisar os tipos de tarefas, as técnicas e os elementos tecnológico-teóricos, bem como os objetos ostensivos e não ostensivos presentes em torno do objeto, equações do segundo grau, desses dois canais. Os principais resultados apontam que nas praxeologias matemáticas das videoaulas houve um privilégio de uma técnica na resolução das equações. Os objetos ostensivos evidenciados nas videoaulas foram diferentes em ambos os canais e a utilização dos ostensivos tecnológicos de edição mais profissional apontam para um maior acesso dos usuários à plataforma.
Metrics
Referências
Almeida, Fernando Emílio Leite de. O contrato didático e as organizações matemáticas e didáticas: analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita. 305 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.
Almouloud, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
Araújo, Abraão Juvencio de. O ensino de álgebra sobre o ensino de equações do 1° grau à luz da teoria antropológica do didático. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, UFPE, Recife, 2009.
Bessa de Menezes, M. Praxeologia do professor e do aluno: uma análise das diferenças no ensino de equações de 2º grau. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, UFPE, Recife, 2010.
Cavalcante, José Luiz. A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do didático: reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na licenciatura em matemática. 483f. UFRPE, Recife, 2018.
Chevallard, Yves. L’analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. In: L’UNIVERSITE D’ETE, 1998, p.91 - 118. Actes de l’Univessité d’été La Rochelle, IREM, Clermont-Ferrand, France, 1998.
Chevallard, Y. L’ Analyse des pratiques enseignantes théorie anthropologique du didactique. In: Recherches en Didactique des Mathématiques. v. 19, n. 2, p. 221-265, 1999.
Faria, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
Honório, Luiz Gonzaga Hugo. Sala de aula invertida: uma abordagem na aprendizagem de matemática, 2017. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
Lucas Catarina et al. O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares* * Trabalho financiado pelo projeto: “La modelización matemática para la formación del profesorado de secundaria: del algebra al cálculo diferencial “(EDU2012-39312-C03-03). Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2014, v. 28, n. 50 [Acessado 7 Outubro 2021], pp. 1327-1347.
Lyrio, Roque da Silva. Videoteca de Matemática. 2013 37f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Ihéus, 2013.
Macedo, Marcos Antônio de. Manifestação geométrica das formas indeterminadas de funções: situações didáticas apoiadas na tecnologia. 2015. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza - CE, 2015.
Minayo, M. C. S. (Org ); DESLANDES, S.F.; CRUZ NETO, O . GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
Morais, Daiane Aparecida Miliossi. Uma aplicação de vlogs nas aulas de estatística na educação básica. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Oliveira, Antonio Júnior de. Um recurso para o ensino de Matemática: vídeos criados a partir de uma investigação sobre evasão. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
Patriarca, F.H. Contribuições do Programa M@tmídias para a integração de tecnologia às aulas de trigonometria no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo, 2016.
Pontes, R. R. de. A Educação de Jovens e Adultos e a Matemática: delineando trilhas alternativas para o ensino de operações básicas. 2013. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
Silva, Luana Letícia da. Condições e restrições na construção de vídeoaulas: um estudo de caso com licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. 2016 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Silva, Vânia Dal Pont Pereira da. Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul. 2018 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
Souto, Luismar Leão. Produção de conteúdo digital para o ensino de Matemática. 2019. 66f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
Wartchow, Eduardo. EduCoelho: uma plataforma de alfabetização financeira estimulando a reflexão comportamental, 2017.109f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional), Universidade de Caixas do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).