O estado do conhecimento acerca das tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior<br>The state of knowledge about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p300-321Palavras-chave:
Tendências, Metodológicas, Matemática, Ensino SuperiorResumo
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online – SciELO e na Plataforma Sucupira, a partir das expressões Matemática e Ensino Superior. Na busca construiu-se um mapa teórico com dezesseis artigos, com o objetivo de conhecer as produções sobre as tendências metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Superior. No processo de reconhecimento/análise dos artigos emergiram quatro categorias. Todos as pesquisas convergiram para a diversidade das práticas, contemplando as TIC, modelagem, interdisciplinaridade, sequência didática, experiências não formais, projetos institucionais e, ainda, apresentaram reflexões teóricas que fazem interlocuções com os fundamentos da Educação Matemática, que foi referenciada na totalidade dos trabalhos.
The present article is the result of a research carried out in the electronic library Scientific Electronic Library Online - SciELO and in the Platform Sucupira, from the expressions Mathematics and Higher Education. In the search was constructed a theoretical map with sixteen articles, whose objective was to know the productions about the methodological tendencies for the teaching of Mathematics in Higher Education. In the process of recognition / analysis of the articles emerged four categories. All the researches converged to the diversity of the practices, contemplating ICT, modeling, interdisciplinarity, didactic sequence, not formal experiences, institutional projects and also presented theoretical reflections that make interlocutions with the foundations of Mathematics Education, referenced in the totality of the works.
Metrics
Referências
ALMEIDA, L. M. W. de A; PALHARINI, B. N. Os “Mundos da Matemática” em Atividades de Modelagem Matemática. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 43, p. 907-934, ago. 2012.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
CURI, E. Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. In.: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 94, n. 237, p. 474-500, maio/ago. 2013.
FERREIRA, V; LOVATTI, V. de M. S. O Processo Histórico de Disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 42A, p. 163-191, abr. 2012.
FERRUZZI, E. C; ALMEIDA, L. M. W. de. Diálogos em modelagem matemática. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 377-394, 2015.
FORNARI, A; CARGNIN, C; GASPARIN, P. P.; ARAÚJO, E. C.de. Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distância. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 475-492, 2017
HENRIQUES, A; NAGAMINE, A; NAGAMINE, C. M. L. Reflexões sobre análise institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. In: Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1261-1288, dez. 2012.
HENRIQUES, A; PONTE, J. P. da. As representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 48, p. 276-298, abr. 2014.
HENRIQUES, A; ALMOULOUD, S. A. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.
IGLIORI, S. B. C. Considerações sobre o ensino do cálculo e um estudo sobre os números reais. In FROTA, M. C. R; NASSER, L. (Orgs.) Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, p. 11 – 26, 2009.
IGLIORI, S. B. C; ALMEIDA, M. V. de. Educação Matemática no Ensino Superior e abordagens de Tall sobre o ensino/aprendizagem do Cálculo I. In.: Educação Matemática Pesquisa São Paulo, v.15, n.3, p.718-734, 2013.
LEIVAS, J. C. P. Pitágoras e Van Hiele: uma possibilidade de conexão. In.: Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 643-655, 2012.
LÉVY, P. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
LOPES, A. R. L. V; TREVISOL, M. T. C; CORCETTI, M. L. Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais. In.: Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 703-720, 2012.
LUCCAS, S; BATISTA, I. de L. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. In.: Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 451-468, 2011.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2003.
MARIN, D; PENTEADO, M. G. Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo. In.: Educação Matemática e. Pesquisa, São Paulo, v.13, n.3, p.527-546, 2011.
MARINS, A. S; SAVIOLI, A. M. P das D. Pensamento matemático avançado manifestado em tarefas envolvendo transformações lineares. In.: Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 489-504, 2016.
NASSER, L; GENECI, A. de S.; TORRACA, M. A. A. Aprendizagem de cálculo: dificuldade e sugestões para a superação. XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México,2015
NEVES, Rui Gomes; TEODORO, Vítor Duarte. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. In.: Revista Lusófona de Educação, n. 25 p. 35 – 58, dez 2013.
PENTEADO, M. G; SKOVSMOSE O. Riscos trazem possibilidades. In.: SKMOVSMOSE, O. (Org). Desfios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. 1. Ed. Campinas: papirus, p. 41-50, 2008.
PEREIRA, R. dos S. G; SANTOS JÚNIOR, G. dos. Modelagem matemática e o ensino de ajuste de funções: um caderno pedagógico. In.: Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 531-546, ago. 2013.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 5.ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).