A aprendizagem de Geometria com foco na desconstrução dimensional das formas<br>The learning of Geometry focusing on dimensional deconstruction of forms
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p322-346Palavras-chave:
Aprendizagem, Geometria, Desconstrução DimensionalResumo
O presente artigo traz para discussão a desconstrução dimensional das formas como elemento relevante a se considerar na aprendizagem da geometria. A investigação baseou-se em aportes teóricos de Duval que traz a desconstrução dimensional das formas como intrínseca à aprendizagem em geometria. A pesquisa teórica/prática baseada em princípios da Engenharia Didática faz uma análise semiótica e cognitiva das produções de alunos do Ensino Médio em problemas que contenham figuras geométricas. A desconstrução dimensional das formas mostrou-se ser uma operação cognitiva requerida e fundamental à resolução de problemas com figuras se configurando no momento seguinte às apreensões perceptiva e discursiva e agindo no planejamento heurístico da ação do sujeito que o encaminhando para um olhar não icônico que decompõe os elementos constitutivos da figura, permitindo a solução do problema. O presente estudo nos direciona à necessidade do olhar docente à proposição de problemas com intencionalmente para o desenvolvimento da desconstrução geométrica favorecendo as operações na figura em suas dimensoes inferiores.
The present article brings to discussion the dimensional deconstruction of forms as a relevant element to be considered in the learning of geometry. The research was based on Duval's theoretical contributions which brings the dimensional deconstruction of forms as intrinsic to learning in geometry.Theoretical / practical's research based on Didactic Engineering principles makes a semiotic and cognitive analysis of the productions of high school students in problems that contain geometric figures.The dimensional deconstruction of the forms has been proved to be a required cognitive operation and fundamental to solve problems with figures settling in the moment following the perceptive and discursive apprehensions and acting in the heuristic planning of the action of the subject that leads it to a non iconic view that decomposes the constituent elements of the figure, allowing the solution of the problem.The present study directs us to the necessity of the teaching view to the proposition of problems with intentionally for the development of the geometric deconstruction favoring the operations in the figure in its inferior dimensions.
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