Formação continuada do professor pedagogo em Matemática: reflexões a partir da abordagem de Stephen Ball<br>Mathematics pedagogue teacher continuing education: reflections based on Stephen Ball’s approach
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p120-139Palavras-chave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Matemática, Formação Continuada de Professores, Ciclo Contínuo de Políticas Públicas, Stephen BallResumo
Este artigo tem o propósito de comentar a abordagem do ciclo contínuo de políticas públicas, de Stephen Ball, a partir de ações de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em Matemática e, mais especificamente, da entrevista realizada com uma formadora responsável por quatro encontros de formação continuada, destinados a professores do 4o ano do ensino fundamental, em Matemática, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). Verifica-se que a lógica da verticalidade ainda impera na implementação das políticas públicas de formação continuada de professores, por meio da qual as ações oficiais definem e dirigem a prática docente em detrimento das reais demandas do professor.
This article aims at commenting Stephen Ball’s continuing cycle of public policies approach, based on continuing education actions of elementary school early years’ Mathematics teachers, and more specifically, based on the interview with an educator in charge of four continuing education meetings addressed to elementary school 4th grade Mathematics teachers, promoted by the São Paulo City Department of Education (SME-SP). One can see that the logic of verticality still prevails when implementing teachers’ continuing education public policies, through which official actions define and command teaching practice to the detriment of teachers’ actual needs.
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