A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos
Palavras-chave:
Ensino de Matemática nas séries iniciais, Interação nas aulas de MatemáticaResumo
Este estudo tem o propósito de apresentar uma experiência vivenciada a partir de uma atividade de resolução de problemas, realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo. Por meio da análise da transcrição das enunciações dos alunos e da professora, foi possível confirmar a visão de linguistas e educadores matemáticos sobre a importância da comunicação e da interação no desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, particularmente aqui, de alunos em uma aula de Matemática. O papel do professor como agente condutor do processo interacional e da construção de conhecimento dos alunos também foi objeto de análiseE neste trabalho.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2012-09-02
Como Citar
FANIZZI, S. A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 317–336, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9443. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).