A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos
Palavras-chave:
Ensino de Matemática nas séries iniciais, Interação nas aulas de MatemáticaResumo
Este estudo tem o propósito de apresentar uma experiência vivenciada a partir de uma atividade de resolução de problemas, realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo. Por meio da análise da transcrição das enunciações dos alunos e da professora, foi possível confirmar a visão de linguistas e educadores matemáticos sobre a importância da comunicação e da interação no desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, particularmente aqui, de alunos em uma aula de Matemática. O papel do professor como agente condutor do processo interacional e da construção de conhecimento dos alunos também foi objeto de análiseE neste trabalho.Metrics
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Publicado
2012-09-02
Como Citar
FANIZZI, S. A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 317–336, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9443. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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