Influências da natureza da avaliação na utilização de uma cola<br>Influences of the nature of evaluation in the utilization of a cheat

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p133-1521983-3156.2020v22i1p140-159

Palavras-chave:

Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem Escolar, Cola em prova-escrita-em-fases, Estratégia docente

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi apresentar e discutir aspectos da utilização da cola em uma prova-escrita-em-fases como uma estratégia docente na formação inicial de professores de matemática. Para tanto, foi tomada a Educação Matemática Realística como abordagem de ensino. As intervenções inerentes ao instrumento avaliativo individualizaram a prova. Dentro do contexto dessa estratégia do professor, a cola não cumpre seu propósito, já que o exame realizado em etapas elimina a regra da não comunicação.

This paper presents a part of a research whose objective was to present and discuss aspects of the use of proof-writing-in-phases with cheating as a teacher strategy in initial teacher training. For that, Realistic Mathematics Education was taken as an approach to teaching. The interventions inherent to the stages reduce the utility of cheating because they individualize the exam. Within the context of that teacher strategy, cheating misses its purpose, since the exam carried out in stages eliminates the rule of non-communication.

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Biografia do Autor

Juliana Alves de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática (2010), mestre em Educação Matemática (2013) e doutora em Educação Matemática (2018) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do quadro efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMS, Campus de Aquidauana.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista do CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação).

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2020-01-31

Edição

Seção

Artigos