Estado do conhecimento sobre a formação de professores nas edições específicas relacionadas à Educação Estatística
State of knowledge of scientific production on teacher education for teaching statistics

Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula

Resumo


Este artigo tem como propósito apresentar um Estado do Conhecimento das pesquisas relacionadas à formação de professores para o ensino de Estatística. Para tal, foram selecionados 17 artigos, publicados em edições específicas relacionadas à Educação Estatística, de quatro periódicos brasileiros e um internacional, entre 2011 e 2018. Para a formação inicial do professor de Matemática, os pesquisadores investigaram o currículo do curso de Licenciatura em Matemática, a proposição e avaliação de estratégias pedagógicas, e a utilização de recursos tecnológicos. Na formação continuada foram enfatizadas pesquisas sobre cursos de formação, contextos colaborativos, atividades para a sala de aula e caracterização e análise das percepções de professores.

 

This paper aims to present a State of Knowledge of scientific production on teacher education in special editions and a Statistical Education journal. In the content analysis of the 17 selected articles, two categories were considered. In the first, which focused on the initial formation of the Mathematics teacher, researches emerged about the undergraduate curriculum, pedagogical strategies, and technological resources. While in the second, in which the continuous formation of the teacher that teaches Statistics was observed, investigations about formation courses, collaborative contexts, pedagogical activities, teaching perceptions and characterization of these profiles, have also emerged. We identified a leading role in studies about continuing education, especially through courses and collaborative practices.


Palavras-chave


Estado do Conhecimento, Educação Estatística, Formação docente.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p001-021

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