PROFESSOR FORMADOR E A LUDICIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ADVINDAS DE UMA PESQUISA EMPÍRICA

Autores

  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Carmen Campoy Scriptori CUML / SP

Palavras-chave:

professor formador, ludicidade, prática docente, Licenciatura em Matemática

Resumo

Com o objetivo investigar as concepções dos professores formadores de um curso de Licenciatura em Matemática em relação à ludicidade e compreender como utilizam esse conceito em suas aulas, pesquisou-se a prática docente de sete professores deste curso. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observação de aulas. A análise revelou que a concepção da maioria dos professores sobre ludicidade está ligada diretamente ao jogo em si, brincadeiras, recursos materiais, dinâmicas, atividade prática, e que a sua utilização está ligada ao contexto da representação, simulação, introdução/fixação de conteúdo e transformação do abstrato em concreto. Tais concepções poderiam ser redimensionadas pela ação transformadora do professor formador ao promover alterações em sua prática docente. Abstract Aiming at investigating the perception of teacher trainers in the Mathematics Teacher Training Course concerning playfulness and understanding how they use this perception in the classroom, the teaching practice of seven professors of this course was analyzed. Data was collected by means of questionnaires, interviews and class observation. Analyses showed that the perception of majority of the professors about the playfulness as linked to the word game itself, fun, teaching material, classroom work, practical activities, and that their use is linked to the context of representation, simulation, introduction/fixing content and transformation of abstract into the concrete. Such beliefs could be re-dimensioned by a transforming performance carried out by the teacher trainer, while bringing about alterations in his/her teaching practice. Key words: teacher trainer, playfulness, Mathematics Teacher Training Course.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Váldina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1989), mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2004) e doutorado em Educação Matemática pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na qual desenvolve atividades nos cursos de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e desenvolve pesquisa na área de formação de professores, com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, ensino de matemática, ludicidade, cursos de licenciatura, educação a distância.

Downloads

Publicado

2011-05-10

Edição

Seção

Artigos