O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática.

Autores

  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM
  • Laurizete Ferragut Passos PUC/SP

Palavras-chave:

professor formador, profissionalidade, profissionalização.

Resumo

Resumo Este artigo discute os desafios enfrentados pelos professores formadores nos cursos de licenciatura em Matemática do estado de Minas Gerais. A pesquisa tinha por objetivo analisar como os professores formadores desenvolvem seu trabalho nos cursos de licenciatura em Matemática e os desafios enfrentados em sua prática. Os referenciais teóricos foram buscados em Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay, para discutir a profissão e a profissionalidade docente; em Lang, Lamy e Jobert e Altet para discutir a profissionalização e em Roldão as questões sobre formação de professores e ensino. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezessete professores formadores de oito instituições públicas e privadas. A pesquisa revelou que a intensificação do trabalho docente assim com a prática pedagógica são os maiores desafios enfrentados pelos professores formadores entrevistados. Palavras-chave: professor formador, profissionalidade, profissionalização. Abstract This article discusses the challenges faced by professors in the Teacher Training Courses in Mathematics in the state of Minas Gerais. The study aimed at analysing the challenges faced by professors in the Teacher Training Courses in Mathematics. The theoretical references were found in Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay when discussing about the teaching profession and professionalism; Lang, Lamy and Jobert and Altet, when discussing professionalism and in Roldão the question about teacher educators and teaching. Using a qualitative approach, semi-structured interviews were carried out with seventeen professors in eight educational institutions, both public and private. The research revealed that intensification of the teaching work, as well as pedagogic practice are the biggest challenges faced by the interviewed professors involved in teacher training. Key Words: teacher developer, professionalism, professionalization.

Metrics

PDF views
2,499
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026267
|

Downloads

Publicado

2010-04-10

Como Citar

COSTA, V. G. da; PASSOS, L. F. O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2834. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos