O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática.
Palavras-chave:
professor formador, profissionalidade, profissionalização.Resumo
Resumo Este artigo discute os desafios enfrentados pelos professores formadores nos cursos de licenciatura em Matemática do estado de Minas Gerais. A pesquisa tinha por objetivo analisar como os professores formadores desenvolvem seu trabalho nos cursos de licenciatura em Matemática e os desafios enfrentados em sua prática. Os referenciais teóricos foram buscados em Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay, para discutir a profissão e a profissionalidade docente; em Lang, Lamy e Jobert e Altet para discutir a profissionalização e em Roldão as questões sobre formação de professores e ensino. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezessete professores formadores de oito instituições públicas e privadas. A pesquisa revelou que a intensificação do trabalho docente assim com a prática pedagógica são os maiores desafios enfrentados pelos professores formadores entrevistados. Palavras-chave: professor formador, profissionalidade, profissionalização. Abstract This article discusses the challenges faced by professors in the Teacher Training Courses in Mathematics in the state of Minas Gerais. The study aimed at analysing the challenges faced by professors in the Teacher Training Courses in Mathematics. The theoretical references were found in Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay when discussing about the teaching profession and professionalism; Lang, Lamy and Jobert and Altet, when discussing professionalism and in Roldão the question about teacher educators and teaching. Using a qualitative approach, semi-structured interviews were carried out with seventeen professors in eight educational institutions, both public and private. The research revealed that intensification of the teaching work, as well as pedagogic practice are the biggest challenges faced by the interviewed professors involved in teacher training. Key Words: teacher developer, professionalism, professionalization.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-04-10
Como Citar
COSTA, V. G. da; PASSOS, L. F. O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2834. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).