Desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p071-091Palavras-chave:
Conceitos matemáticos, Teoria Histórico-Cultural, Ensino Desenvolvimental, educação inclusiva, atendimento educacional especializadoResumo
Discutimos sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual (DI). O estudo baseia-se na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental. Buscamos responder o questionamento: De que forma podemos contribuir com a mobilização do pensamento matemático em estudantes com DI? Para responder à questão norteadora, realizamos um experimento didático formativo do qual participaram três estudantes com diagnóstico de DI que frequentavam o atendimento educacional especializado (AEE) em turno inverso à escolarização comum. Trabalhamos com a tarefa “A casa inacabada”, por meio da qual foi possível identificar indícios de mobilização e ação do pensamento matemático por parte dos estudantes participantes. Destacamos que se utilizarmos nas ações pedagógicas o princípio da educação que desenvolve, promovemos nos estudantes com deficiência intelectual possibilidades de criar e consolidar diferentes zonas de desenvolvimento proximal (ZDP) e com isso potencializamos a aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
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