Acessibilidade educacional na educação matemática sob princípios do desenho universal para a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p357-382

Palavras-chave:

Educação matemática, Inclusão educacional, Desenho universal para a aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Este artigo reflete questões atinentes à educação matemática e acessibilidade educacional e se refere à parte de uma pesquisa de pós-doutorado caracterizada como pesquisa colaborativa. O objetivo deste artigo é o de mostrar as possibilidades de desenvolvimento junto a alunos de licenciatura de estratégias metodológicas, recursos e materiais didáticos para apoio a atividades de ensino atinentes à aprendizagem da matemática, pautando-se nos pressupostos da educação inclusiva e bilíngue e nos princípios do DUA. Nessa direção, foi realizada uma Ação Formativa no âmbito da formação inicial de professores de matemática envolvendo duas disciplinas de um curso de licenciatura em matemática. Referente à Ação Formativa, neste artigo, analisamos um plano de aulas que, reelaborado por licenciandos, buscou contemplar recursos e estratégias metodológicas para um ensino acessível, considerando especificidades de estudantes com deficiência e condições neurodivergentes. Os resultados apontam que, diante da diversidade presente no contexto educacional, experiências formativas realizadas ao longo dos cursos de formação inicial para a docência, com ênfase em disciplinas de estágio, por meio de metodologias ativas, pesquisa e articulação do conhecimento atinente a educação especial e bilíngue e estratégias universais, como o DUA, com a colaboração de profissional da educação especial subsidiam a formação inicial para questões dessa temática pela compreensão, reflexão e mobilização de estratégias para a previsão de um ensino mais acessível.

Biografia do Autor

Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, University of São Paulo (Postdoctoral student)

Doutorado em Educação Especial

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Giamlourenço, P. R. G. de M., & Meneghetti, R. C. G. (2025). Acessibilidade educacional na educação matemática sob princípios do desenho universal para a aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 357–382. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p357-382

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática