Acessibilidade educacional na educação matemática sob princípios do desenho universal para a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p357-382Palavras-chave:
Educação matemática, Inclusão educacional, Desenho universal para a aprendizagem, Formação de professoresResumo
Este artigo reflete questões atinentes à educação matemática e acessibilidade educacional e se refere à parte de uma pesquisa de pós-doutorado caracterizada como pesquisa colaborativa. O objetivo deste artigo é o de mostrar as possibilidades de desenvolvimento junto a alunos de licenciatura de estratégias metodológicas, recursos e materiais didáticos para apoio a atividades de ensino atinentes à aprendizagem da matemática, pautando-se nos pressupostos da educação inclusiva e bilíngue e nos princípios do DUA. Nessa direção, foi realizada uma Ação Formativa no âmbito da formação inicial de professores de matemática envolvendo duas disciplinas de um curso de licenciatura em matemática. Referente à Ação Formativa, neste artigo, analisamos um plano de aulas que, reelaborado por licenciandos, buscou contemplar recursos e estratégias metodológicas para um ensino acessível, considerando especificidades de estudantes com deficiência e condições neurodivergentes. Os resultados apontam que, diante da diversidade presente no contexto educacional, experiências formativas realizadas ao longo dos cursos de formação inicial para a docência, com ênfase em disciplinas de estágio, por meio de metodologias ativas, pesquisa e articulação do conhecimento atinente a educação especial e bilíngue e estratégias universais, como o DUA, com a colaboração de profissional da educação especial subsidiam a formação inicial para questões dessa temática pela compreensão, reflexão e mobilização de estratégias para a previsão de um ensino mais acessível.
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