A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos

Auteurs

  • Sueli Fanizzi Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Universidade de Mogi das Cruzes

Mots-clés :

Ensino de Matemática nas séries iniciais, Interação nas aulas de Matemática

Résumé

Este estudo tem o propósito de apresentar uma experiência vivenciada a partir de uma atividade de resolução de problemas, realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo. Por meio da análise da transcrição das enunciações dos alunos e da professora, foi possível confirmar a visão de linguistas e educadores matemáticos sobre a importância da comunicação e da interação no desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, particularmente aqui, de alunos em uma aula de Matemática. O papel do professor como agente condutor do processo interacional e da construção de conhecimento dos alunos também foi objeto de análiseE neste trabalho.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Sueli Fanizzi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Universidade de Mogi das Cruzes

Doutoranda em Educação pelo Programa de Ensino de Ciências e Matemática - FEUSP; Professora da Universidade de Mogi das Cruzes no curso de Pedagogia - Disciplina: Fundamentos do Ensino de Matemática; Autora da Coleção Porta Aberta - Ciências, da Editora FTD; Pesquisadora do GEPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação - FEUSP

Téléchargements

Publiée

2012-09-02

Comment citer

FANIZZI, S. A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 317–336, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9443. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos