Matemática, Mulheres e Mitos: causas e consequências históricas da discriminação de gênero <br> Mathematics, Women and Myths: causes and historical consequences of the discrimination gender

Autores

  • Tadeu Fernandes de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Denise Helena Lombardo Ferreira Professora da Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas-SP
  • Júlio César Penereiro Professor da Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas-SP

Palavras-chave:

História da matemática, Mulheres na ciência, Mitos científicos

Resumo

Este artigo e as investigações relacionadas, dizem respeito às causas e consequências históricas da discriminação de gênero na Educação, Ensino e Pesquisa associados à Matemática. São expostos, comentados e discutidos aspectos da participação feminina na construção do conhecimento matemático, no contexto político-social compreendido entre a Grécia Clássica e os dias atuais. Mostra-se que as mulheres não apenas romperam as imposições de seu tempo, como conquistaram notoriedade na Matemática e em áreas afins. Destacam-se, também, as participações e colaborações de algumas das mais importantes matemáticas que contribuíram com a história da Educação e do Ensino das Ciências no Brasil.


Abstract

This paper and the related investigations address the causes and historical consequences of gender discrimination upon Education, Theaching and Research associated to Mathematics. It consists in an exposition, commentaries and discussions concerning the aspects of women´s participation in the construction of mathematical knowledge, in the socio-political context between the Classical Greece and the present days especially until the beginning of the century XX. It is demonstrated that women not only broked the impositions of their time, but also had conquered notoriety in Mathematics and related areas. In addition to that, it is also highlighted the participations and collaborations of some of the most important mathematicians that have contributed to the history of Education and Teaching of Science in Brazil.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tadeu Fernandes de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor titular da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência nas áreas de Matemática, Educação Matemática e Lógica, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa relacionadas, principalmente, com a lógica clássica e a lógica paraconsistente, linguagem matemática, geometria euclidiana e geometrias não euclidianas.

Denise Helena Lombardo Ferreira, Professora da Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas-SP

Doutora em Educação Matemática–UNESP, Rio Claro-SP. Professora da Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas-SP

Júlio César Penereiro, Professor da Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas-SP

Doutor em Ciências–USP, São Paulo-SP. Professor da Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas-SP

Referências

ALLEN, D. Pythagoras and the Pythagoreans. 1997. Disponível em: <http://www.math.tamu.edu/~dallen/history/pythag/pythag.html>. Acesso em: 28 nov 2014.

BNF - BIBLIOTHÈQUE NATIONALE DE FRANCE (BnF) –Œuvres d’Emilie Du Chatelet mises en ligne par La Bibliotheque Nationale de France.

Disponível em: <http://aura.u-pec.fr/duchatelet/C.html>. Acesso em: 14 nov 2014.

BOYER, C.; MERZBACHA, U. History of Mathematics. 3ª ed. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New York, 2011.

BRADING, K. Noether, Weyl, and Conservation of Electric Charge.St. Hugh’s College, Oxford, OX2 6LE –D. Phil Thesis, Michamas Terms, 2001.

BYERS, N. Isreal Mathematical Conference Proceedings, v. 12, 1999. Disponível em: <http://cwp.library.ucla.edu/Phase2/Noether,_Amalie_Emmy@861234567.html>. Acesso em: 17 out 2014.

CHERYAN, S. Understanding the Paradox in Math-Related Fields: Why Do Some Gender Gaps Remain While Others Do Not? Sex Roles 66, p. 184-190 Published online: 7 October 2011 # Springer Science+Business Media, LLC, 2011.

CIFUENTES, J. C. O. Salto arquimediano: um processo de ruptura epistemológica no pensamento matemático. Scitiae studia. v. 9, n. 3, São Paulo, 2011.

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/pioneiras-view/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/903133>. Acesso em: 06 nov. 2014.

CONNOR, O. E F ROBERTSON, E. F. Emmy Amalie Noether. Disponível em: <http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Noether_Emmy.html>. Acesso em: 17 out 2014.

DEAKIN, M. A. Hypatia and Her Mathematics. The American Mathematical Monthly, v. 101, n. 3, p. 234–243, 1994.

DEAKIN, M. A, B. The Primary Sources for the Life and Work of Hypatia of Alexandria. In: History of Mathematics. Paper 63. 1995. Mathematics Department Monash University Clayton 3168, Austrália.

DYSON, F. Review of Feynman and of Polkinghorne Belief in God in an Age of Science, New York Review of Books. 1998.

ELLISON, L. Cauchy-Kovalevskaya Theorem. 2002. Disponível em: <http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Projects/Ellison/Chapters/Ch5.html>. Acesso em: 17 out 2014.

FINDLEN, P. Historia Mathematica, 38. Department of History, Stanford University, Stanford, CA 94305-2024, USA – p. 249-250. 2011.

FRANCO, H. História da Mecânica, Cosmologia e Matemática na Antiguidade - Idade Média. Apostila de Evolução dos Conceitos da Física. IFUSP, 1336-1398, 2a edição 2002. Disponível em: <http://plato.if.usp.br/1-2003/fmt0405d/apostila/mediev11/node2.html>. Acesso em: 28 nov 2014.

GARBI, G. G. A Rainha das Ciências, São Paulo: 1ª ed. Editora Livraria da Física, 2006.

GALE, T. Encyclopedia of world biography supplement. Gale Group. Barnes & Noble, New York, NY, p. 27-28, 2006.

GARDNER, A. Synesius of Cyrene. 1986. Disponível em < http://archive.org/stream/synesiuscyrene00unkngoog/synesiuscyrene00unkngoog_djvu.txt - BIRTH AND EDUCATION>. Acesso em: 17 out 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos