(Res)Significando gráficos estatísticos no ensino fundamental com o software SuperLogo 3.0.

Autores/as

  • Everton José Goldoni Estevam FCT/UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Monica Fürkotter FCT/UNESP - Univ. Estadual Paulista

Palabras clave:

Gráficos, Educação Estatística, SuperLogo 3.0

Resumen

Resumo Muitas das pesquisas relacionadas à Educação Estatística têm evidenciado dificuldades por parte dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades no que concerne à construção, leitura e interpretação de dados representados por meio de gráficos. Como alternativa, apresentamos neste trabalho uma discussão quanto às características e contribuições do software SuperLogo 3.0 para a atribuição de sentido a essas representações, bem como para a compreensão e tomada de consciência quanto aos conceitos matemáticos nelas implícitos. Os resultados apontam que a estrutura de linguagem de programação desse software favorece a (res)significação da construção de gráficos e, consequentemente, o desenvolvimento das competências necessárias para a interpretação adequada dessas representações. Abstract Many of the research related to Statistics Education have shown difficulties by the students as to skills development in the construction sector, reading and interpretation of data represented by graphs. Alternatively, we present a discussion on the characteristics and contributions of SuperLogo 3.0 software for assigning meaning to these representations, and for the understanding and awareness of how the mathematical concepts implicit in it. The results indicate that the structure of software programming language that favors the (re)meaning of construction of graphs and hence the development of skills necessary for the proper interpretation of these representations. Keywords: Statistical Graphs, Statistics Education, SuperLogo 3.0, Secondary School.

Métricas

PDF views
514
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202672
|

Biografía del autor/a

Everton José Goldoni Estevam, FCT/UNESP - Univ. Estadual Paulista

Licenciado em Matemática pela UNESP - Univ. Estadual Paulista e Mestre em Educação pela UNESP - Univ. Estadual Paulista

Monica Fürkotter, FCT/UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutor em Ciências (Matemática) – ICMC/USP/São Carlos Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – FCT/UNESP

Publicado

2011-01-01

Cómo citar

ESTEVAM, E. J. G.; FÜRKOTTER, M. (Res)Significando gráficos estatísticos no ensino fundamental com o software SuperLogo 3.0. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4287. Acesso em: 8 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos