O Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA): mapeamento de algumas de suas produções<br>The Research Group in Algebraic Education (GEPA): the mapping of a number of its productions
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p01-28Mots-clés :
Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica, Mapeamento, Dissertações, Teses.Résumé
O objetivo, neste artigo é, com base em dissertações e teses defendidas por membros do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), de 2003 a 2018, mapear alguns aspectos dessas produções, tais como, conteúdo matemático, objetivo, tipo de produção (dissertação ou tese), nível de ensino, sujeitos (no caso de pesquisas experimentais) e documentos analisados. O corpus inicial da investigação constitui-se de 93 dissertações e 18 teses, mas, neste estudo, como nos detivemos às produções relativas aos cinco conteúdos matemáticos mais explorados, quais sejam, Números e Operações, Generalização de Padrões, Função, Álgebra Linear e Equações, analisamos 62 produções, 54 dissertações e oito teses. Por meio do exame realizado, notamos uma diversidade de temas ou conteúdos matemáticos explorados pelos pesquisadores do GPEA, o que indica a permeabilidade da Álgebra em diferentes campos da Matemática. A análise revela, entre outros aspectos, que, em relação às pesquisas experimentais, há demanda por mais investigações que estabeleçam relação entre os processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos anteriormente citados e a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Quanto às pesquisas documentais, há necessidade de investigações que considerem uma maior diversidade de materiais, além de livros didáticos, dissertações e teses, para a produção de dados.
Based on dissertations and theses produced by members of the Research Group in Algebraic Education (GEPA), the objective of this article is to map some aspects of these productions, such as: mathematical content, objective, type of production (dissertation or thesis), level of education, subjects (in the case of experimental studies) or analyzed documents. The initial corpus of investigation is constituted by 93 dissertations and 18 theses, but in this article, as we worked on productions related to the five mathematical contents most explored: Numbers and Operations, Generalization of Patterns, Function, Linear Algebra and Equations, we analyzed 62 productions, of which 54 were dissertations and eight were theses. Based on the study held, we noted that a diversity of themes and mathematical contents were explored by the researchers of GPEA, indicating the permeability of Algebra em different fields of Mathematics. Regarding experimental studies, the analysis reveals, among other aspects, that there is a demand for more investigations related to the processes of the learning and teaching of the mathematical contents previously mentioned and the use of Digital Technologies of Information and Communication. For the documental studies, investigations considering a wider diversity of materials, beyond workbooks, dissertations and theses are required to produce data.
Métriques
Références
FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.
ROBERT, A.; ROBINET, J. Prise en compte du méta en didactique des Mathématiques. Les cahiers de didactique des Mathematiques 21. Paris: Université Paris VII, DIDIREM, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).