O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes
The state of the art research in financial mathematics in masters and doctoral programs in the field of Capes teaching

Marcelo Souza Motta, Regina Laginha Barreiros Rolim

Resumo


Este artigo pretende apresentar um panorama das pesquisas que tratam sobre o uso da matemática financeira e sua consecução com o uso de tecnologias. Para isso estabeleceu-se como parâmetro de análise os programas de mestrado e doutorado autorizados pela Capes da área Multidisciplinar/Ensino. O trabalho desenvolveu-se numa pré-análise dos 26 artigos encontrados, realizando uma leitura flutuante dos resumos. Após esta fase iniciou-se o método de categorização subdividindo-os em subfocos temáticos para posteriormente reclassificá-los em focos, dentro da perspectiva de análise de conteúdo proposta por Bardin e Franco. Como resultado do mapeamento e análise dos textos, podemos identificar a necessidade de um maior incentivo aos trabalhos relacionados com o uso da Matemática Financeira, voltando-os para o uso efetivo de metodologias para auxílio ao trabalho docente.

 

This article intends to show an overview of researches that deal with the use of financial mathematics and their implementation with the use of technologies. For this purpose, it established as an analysis parameter the master and doctorate programs authorized by the Capes´s Teaching Multidisciplinary Area. The work was undertaken over a previous analysis of 26 articles found, whose summaries were briefly read. After this phase, a classifying method has began, splitting them into thematic sub-focus to, subsequently, reclassify them in focus under contents analysis perspectives suggested by Bardin and Franco. The mapping and text analysis pointed out the need for a greater incentive to be given to papers related to the use of Mathematical Finance, putting them towards the real use of helpfully methodologies for teaching work.


Palavras-chave


Matemática Financeira; Ensino; Tecnologias Educacionais

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Referências


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