Discussões sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental<br>Discussions on teaching algebra in early years of elementary school

Autores

  • Ana Virgínia de Almeida Luna Universidade Estadual de Feira de Santana. Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS)
  • Cremilzza Carla Carneiro Ferreira Souza Escola Despertar. Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS)

Palavras-chave:

anos iniciais, matemática, ensino, álgebra

Resumo

Este artigo tem como propósito analisar o quê e como o ensino de álgebra pode ser abordado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A trajetória metodológica adotada envolveu uma abordagem qualitativa, por meio da análise documental. Como resultados, destacamos a importância da articulação entre o ensino da aritmética e da álgebra desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo isso em vista, parece-nos pertinente que a inserção dessa articulação, com a inclusão de propostas de atividades para a prática pedagógica, constitua objeto de estudo em espaços de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, incluindo os que atuam nos anos iniciais de escolaridade.This article aims to analyze what and how the teaching of algebra can be addressed in the early years of elementary school. The methodology adopted involved a qualitative approach, through documentary analysis. As results, we highlight the importance of coordination between the teaching of arithmetic and algebra since the early years of elementary school. With this in mind, it seems appropriate with the inclusion of proposed activities for teaching practice, constitute the object of study in areas of initial and continuing training of teachers who teach mathematics, including those working in the early years of schooling.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Virgínia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana. Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS)

Cremilzza Carla Carneiro Ferreira Souza, Escola Despertar. Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS)

Downloads

Publicado

2013-12-27