Repercussões de disciplinas específicas na ação do professor de matemática da educação básica <br> Repercussions of specific disciplines in action math teacher of basic education: a systematic review

Autores

  • JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • JONEI CERQUEIRA BARBOSA Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • ANA VIRGÍNIA DE ALMEIDA LUNA Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Formação de professores, Matemática, Disciplinas Específicas, Repercussões

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da literatura sobre formação do professor de Matemática, que mostra como disciplinas específicas de cursos de Licenciatura em Matemática repercutem na ação do professor da educação básica. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática de artigos publicados em periódicos de Educação Matemática. Após a seleção e leitura desses artigos, foram identificadas três categorias de análise: o lugar dos conteúdos matemáticos da educação básica na licenciatura; o uso de provas e demonstrações; e da imitação à reelaboração do fazer docente. O estudo mostra que disciplinas específicas podem repercutir na ação do professor por meio de duas dimensões: a pedagógica e a de conteúdo, sendo aquela mais influente nos primeiros anos de docência.

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Publicado

2015-06-15

Como Citar

GRILO, J. D. S. P.; BARBOSA, J. C.; LUNA, A. V. D. A. Repercussões de disciplinas específicas na ação do professor de matemática da educação básica &lt;br&gt; Repercussions of specific disciplines in action math teacher of basic education: a systematic review. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 04–24, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19329. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos