Uma análise de projetos criados no Scratch com base em critérios construtivistas e ergonômicos <br>An analysis of projects created in Scratch based on constructivist and ergonomic criteria

Autores

  • Flavia Sucheck Mateus da Rocha Centro Universitário Internacional Uninter
  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR
  • Marcelo Souza Motta UTFPR
  • Luciane Ferreira Mocrosky UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p422-440

Palavras-chave:

Scratch, Projetos, Objetos de aprendizagem, Construtivismo, Ergonomia

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar onze projetos desenvolvidos no Scratch, por professores participantes de um curso de extensão. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se a observação participante e um questionário para identificação do perfil profissional dos cursistas. Como critérios de análise foram selecionados parâmetros construtivistas e ergonômicos, previamente propostos por outros pesquisadores. Notou-se que, apesar de a programação no software ocorrer em uma abordagem construcionista, não existe garantia da presença de recursos construtivistas, a não ser que sejam observadas características específicas na construção dos projetos. Além disso, o Scratch facilita apenas parcialmente a programação de projetos com ergonomia apropriada, particularmente sobre a navegabilidade.

This article reports the results of a research that aimed to analyze eleven projects developed in Scratch by professors that were participating in an extension course.  Through a qualitative approach, participant observation and a questionnaire were used to identify the students' professional profile. As the criteria of analysis were selected constructivist and ergonomic parameters, previously proposed by other researchers.  It was noticed that, although software programming occurs in a constructionist approach, there is no guarantee of the presence of constructivist resources, unless specific characteristics are observed in the construction of the projects.  In addition, Scratch only partially facilitates the programming of projects with appropriate ergonomics, particularly about the navigability.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática no Centro Universitário Internacional Uninter

Marco Aurélio Kalinke, UTFPR

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Adjunto 4, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR.

Marcelo Souza Motta, UTFPR

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Assessor de Licenciaturas da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Curitiba. Assessor didático-tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED/CT). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a Aprendizagem e Desempenho Profissional. Professor do Departamento Acadêmicos de Matemática (DAMAT/CT). Professor Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática (PPGECM). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. 

Luciane Ferreira Mocrosky, UTFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR) .

Referências

ANTONIO JUNIOR, W.; BARROS, D. M. V. Objetos de aprendizagem virtuais: Material didático para a Educação Básica. 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.

BALBINO, R. O. Os objetos de aprendizagem de Matemática do PNLD 2014: uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica. 139 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UFPR, Curitiba, 2016.

BATISTA, S. C. F.; BAPTISTA, C. B. F. Scratch e Matemática: Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem. 2013. Disponível em: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/encontrodematematica/article/view/4877. Acesso em: 20 ago. 2018.

BELLONI, M. L. Mediatização – Os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação. In: BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Editora Autores Associados, 1999. p. 53-77.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 1 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

BORTOLOSSI, H. J. O uso do software gratuito Geogebra no ensino e na aprendizagem de estatística e probabilidade. 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/1804. Acesso em: 28 jan. 2019.

CURCI, A. O software de programação Scratch na formação inicial do professor de matemática por meio da criação de objetos de aprendizagem. 143 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – UTFPR, Londrina, 2017.

CYBIS, W. A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. 2003. Disponível em: http://www.labiutil.inf.ufsc.br/ hiperdocumento/conteudo.html. Acesso em: 30 jan. 2019.

DINIZ, S. N. F. O uso das novas tecnologias em sala de aula. 186 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFSC, Florianópolis, 2001.

ELIAS, A. P. A. J.; ROCHA, F. S. M.; MOTTA, M. S. Construção de aplicativos para aulas de Matemática no Ensino Médio. Trabalho apresentado no VII Congresso Internacional de Educação Matemática. 2017. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6698/3059. Acesso em: 25 nov. 2018.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n.2, p. 57-63, 1995.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em

ambientes informatizados. 1998. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/aprendizagem_mat.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.

KALINKE, M. A. et al. Tecnologias e Educação Matemática: um enfoque em lousas digitais e objetos de aprendizagem. In: KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F (orgs.). Lousa digital & outras tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016. p. 159-186.

KALINKE, M. A. Internet na educação. Curitiba: Chain, 2003.

KALINKE, M. A.; BALBINO, R. O. Lousas digitais e objetos de aprendizagem. In: KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F (orgs.). Lousa digital & outras tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-32.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2011.

MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 287-307.

MEIRELES, T. F. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o Scratch: da elaboração à construção. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UFPR, Curitiba, 2017.

NASCIMENTO, A. C. A. Avaliação de objetos de aprendizagem. In: PRATA, C. L.; NASCIMENTO, A. C. A. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino: aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 232-252.

RESNICK, M. et al. Scratch: Programming for All. Communications of the ACM. Vol. 52 N. 11, Pages 60-67, nov 2009. Disponível em: http://cacm.acm.org/magazines/2009/11/48421-Scratch-programming-for-all/fulltext. Acesso em: 27 nov. 2017.

RICHIT, A.; MOCRSOSKI, L. F.; KALINKE, M. A. Tecnologias e prática pedagógica em Matemática: tensões e perspectivas evidenciadas no diálogo entre três estudos. In: KALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F (orgs.). Lousa digital & outras tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016. p. 117-140.

SCHNEIDER, H. N. Ergonomia das interfaces humano-computador como princípio de qualidade em EAD. In: CAVALCANTE, M. M. D et al. (org.). Didática e Prática de Ensino: Diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. 1. ed. Fortaleza: UECE, 2015, v. 4, p. 01181-01199. p. 359-367.

SILVA, M. Indicadores de interatividade para o professor presencial e online. 2004. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=622&dd99=pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.

SOUSA, G. S. R. B.; SOUSA, M. P. O erro no processo de construção da aprendizagem. 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/7e1d842d0f7ee600116ffc6b2d87d83f.pdf. Acesso em: 24 nov. 2018.

SOUZA, R. R. Algumas considerações sobre as abordagens construtivistas para a utilização de tecnologias na educação. 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/viewFile/3099/2793. Acesso em: 01 ago. 2017.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/ NIED, 1999.

ZOPPO, B. M. A contribuição do Scratch como possibilidade de material didático digital de Matemática no Ensino Fundamental I. 137 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UFPR, Curitiba, 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

ROCHA, F. S. M. da; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S.; MOCROSKY, L. F. Uma análise de projetos criados no Scratch com base em critérios construtivistas e ergonômicos &lt;br&gt;An analysis of projects created in Scratch based on constructivist and ergonomic criteria. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p422-440. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42337. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos