Uma análise de projetos criados no Scratch com base em critérios construtivistas e ergonômicos <br>An analysis of projects created in Scratch based on constructivist and ergonomic criteria

Autores

  • Flavia Sucheck Mateus da Rocha Centro Universitário Internacional Uninter
  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR
  • Marcelo Souza Motta UTFPR
  • Luciane Ferreira Mocrosky UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p422-440

Palavras-chave:

Scratch, Projetos, Objetos de aprendizagem, Construtivismo, Ergonomia

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar onze projetos desenvolvidos no Scratch, por professores participantes de um curso de extensão. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se a observação participante e um questionário para identificação do perfil profissional dos cursistas. Como critérios de análise foram selecionados parâmetros construtivistas e ergonômicos, previamente propostos por outros pesquisadores. Notou-se que, apesar de a programação no software ocorrer em uma abordagem construcionista, não existe garantia da presença de recursos construtivistas, a não ser que sejam observadas características específicas na construção dos projetos. Além disso, o Scratch facilita apenas parcialmente a programação de projetos com ergonomia apropriada, particularmente sobre a navegabilidade.

This article reports the results of a research that aimed to analyze eleven projects developed in Scratch by professors that were participating in an extension course.  Through a qualitative approach, participant observation and a questionnaire were used to identify the students' professional profile. As the criteria of analysis were selected constructivist and ergonomic parameters, previously proposed by other researchers.  It was noticed that, although software programming occurs in a constructionist approach, there is no guarantee of the presence of constructivist resources, unless specific characteristics are observed in the construction of the projects.  In addition, Scratch only partially facilitates the programming of projects with appropriate ergonomics, particularly about the navigability.

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Biografia do Autor

Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática no Centro Universitário Internacional Uninter

Marco Aurélio Kalinke, UTFPR

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Adjunto 4, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR.

Marcelo Souza Motta, UTFPR

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Assessor de Licenciaturas da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Curitiba. Assessor didático-tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED/CT). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a Aprendizagem e Desempenho Profissional. Professor do Departamento Acadêmicos de Matemática (DAMAT/CT). Professor Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática (PPGECM). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. 

Luciane Ferreira Mocrosky, UTFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR) .

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Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos