Matemáticos, educadores matemáticos e tecnologias: uma articulação possível <br> A relationship between history of technologies, mathematicians and mathematics educators

Autores

  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luciane Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Violeta Maria Estephan Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Matemática. Tecnologia. História da Matemática.

Resumo

A relação entre matemáticos e tecnologias é íntima e antiga. Diversos matemáticos desenvolveram ou participaram de forma ativa do desenvolvimento de novas tecnologias e o seu envolvimento auxiliou a atingir o estágio tecnológico atual. Esta História não pode ser esquecida e parte dela é aqui relembrada. Nas últimas décadas esta relação envolveu também os educadores matemáticos, que procuram desenvolver novos recursos e analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação interferem nos processos educacionais. O envolvimento destes educadores matemáticos, por ser recente, precisa ser explorado e documentado. É essencial sistematizar e levantar estes estudos, de forma a permitir que novas pesquisas sejam desenvolvidas, avançando sobre o que já se produziu e permitindo que a área avance e contribua para a melhoria do ensino da matemática.

 

Abstract

 

The relationship between mathematicians and technologies is intimate and ancient. Several mathematicians developed or participated actively in the development of new technologies, and their involvement helped to achieve the current technological stage. This history can’t be forgotten, and part of it is here remembered. In the past few decades this relationship also involved the mathematics educators, who have been trying to develop new means and analyze how the information and communication technologies interfere with the educational process. The involvement of these mathematics educators, for being recent, needs to be explored and documented. It is essential to systematize and raise these studies, so as to allow new researches to be developed, progressing on what has already been produced and allowing the area to advance and contribute to the improvement of mathematics teaching

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Dr., adjunto do Departamento de Matemática da UTFPR e professor do PPGECM da UFPR.

Luciane Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Dra. do Departamento de Matemática da UTFPR e professor do PPGECM da UFPR.

Violeta Maria Estephan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora MSc do Departamento de Matemática da UTFPR.

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Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

Artigos