<br>Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios<br>Digital technologies in teaching: discussions from proposals developed by undergraduates involving polynomials

Autores

  • Maria Ivete Basniak UNESPAR-FAFIUV
  • Dirceu Scaldelai Professor Assistente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Celine Maria Paulek Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Natali Angela Felipe Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho discute as diferentes abordagens que alunos do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática propuseram para a utilização de quatro objetos de aprendizagem envolvendo polinômios. Os objetos foram desenvolvidos no software GeoGebra, e possibilitam o ensino das operações envolvendo polinômios relacionando-as à áreas de retângulos. A pesquisa ocorreu durante seis aulas, sendo um primeiro momento para exploração dos objetos e um segundo para a elaboração de um plano de aula utilizando um ou mais objetos de aprendizagem. A forma como os alunos trabalharam com os objetos de aprendizagem nos fornecem indícios de que ainda não superamos a lógica de reprodução de métodos de ensino que privilegiam a utilização e apropriação de algoritmos à discussão de conceitos matemáticos. Apesar disso, percebemos que alguns futuros professores começaram "arriscar", propondo tarefas que questionam mais os alunos do que fornecem explicações prontas.

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Referências

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Publicado

2015-12-31