A componente tecnológica -teórica dos sistemas de duas equações lineares na educação básica
The technological-theoretical component of the systems of two linear equations in basic education

Francisco Javier Ugarte, Maria José Ferreira da Silva, Rosa Cecilia Gaita Iparraguirre

Resumo


O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa conjunto entre os grupos PEA-MAT e DIMAT, respectivamente, da PUC-SP e PUCP que tem como objetivo apresentar una organização matemática local relacionada ao ensino de sistemas de equações lineares. O referencial teórico é a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e a motivação para tal estudo foi a constatação de que tanto os professores de Brasil e Perú, que participaram da formação continuada no âmbito desse projeto, quanto os livros textos dos dois países privilegiam o saber-fazer desse conteúdo sem explicitar suas justificativas. Assim, fizemos uma reflexão, baseando-nos nas técnicas propostas pelos professores para uma determinada tarefa, no sentido de organizar uma praxeologia local que justifique tais técnicas por meio de um discurso tecnológico-teórico, em geral, ausente no ensino de tal conteúdo.

Palavras-chave


Sistemas de Equações Lineares. Teoria Antropológica do Didático

Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, S. A. Teoria Antropológica do Didáctico: metodología de análise de materiais didáticos. UNION - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 42, p.09-34, 2015.

BOLEA, P. El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. 2002, 262p. Tese (doutorado). Facultad de Ciencias, Universidad de Zaragoza, Espanha, 2002.

BOSCH, M. & GASCÓN, J. Organiser l´étude 2. Théories & empiries. In Dorier, J.L., Artaud, M., Artigue, M., Berthelot, R., Floris, R. (eds). Actes de la 11e École d´Été de Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, 23-40, 2002.

CASTAÑEDA, A. Diseño de una estrategia didáctica para lograr un aprendizaje significativo del concepto de ecuación, modelando situaciones problema en el grado noveno, por medio de métodos gráficos. 2015. Tesis de maestria. Universidad Nacional de Colombia.

CHEVALLARD, Y. Enseigment de l’algebre et transposition didactique. Rend.

Sem. Mat. Univ. Pol. . V.52, n.2. Torino: 1994.

CHEVALLARD, Y L´analyse des pratiques enseignantes em Théorie Anthropologique du Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, 19(2), 221-266, 1999.

COULANGE, L. Étude des pratiques du professeur du doublé point de vue écologique et économique. Cas de l’enseignement des systèmes d’équations et de la mise en équations en classe de troisième. Tese (doutorado). Universidad Joseph Fourrier, Grenoble I, 2000.

GAITA, C. & SILVA, M. J. F. Perspectivas em Didática e Álgebra. Em Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. Capítulo 4, São Paulo, Brasil (no prelo): 2018.

GASCÓN, J. Un nouveau modèle de l´algèbre élémentaire comme alternative à l´arithmétique généralisée. In: Petit X, n. 37, p.43-63, 1993-1994.

OCHOVIET, F. Sobre el concepto de solución de un sistema de ecuaciones lineales con dos incógnitas. 2009. Tesis de doctorado. CICATA -IPN. México.

SANGIORGI, O. Matemática para a segunda série ginasial. São Paulo: Companhia Editora Nacional: 1959.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p498-513

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA