Desenvolvimento profissional docente: reflexões sobre as práticas educacionais em matemática com o uso do software GeoGebra

Gislaine Maria Rodrigues

Resumo


Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. As reflexões e perspectivas desse grupo deram início a investigação das possibilidades e limites de um Grupo de Trabalho de professores de Matemática constituir-se como espaço de desenvolvimento profissional, tendo em vista uma busca por novas estratégias de ensino e aprendizagem com o software GeoGebra.


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional docente; Ensino de Matemática; GeoGebra.

Texto completo:

PDF

Referências


ALRØ, H. e SKOVSMOSE, O. (2006). O diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Trad. Orlando Figueiredo. BH: Autêntica.

HOHENWARTER, M. e LAVICZA, Z. Mathematics Teacher Development With Ict: Towards An International Geogebra Institute. Florida Atlantic University, University of Cambridge, 2007. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2011.

IMBERNÓN, F. (2010). Formação continuada de professores. Tradução. Juliana dos santos Padilha. Porto Alegre: Artmed.

IMBERNÓN, F. (2001). Formação docente e profissional - Forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.

MORAES, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.