Sólidos geométricos: área e volume de sólidos geométricos

Reinaldo Fortes Rocha, Sueli Cilene Pires Rocha

Resumo


Desenvolveu-se uma experiência centrado no conteúdo geométrico “Área e volume de Sólidos Geométricos” utilizando o software GeoGebra. Pretendeu-se investigar e propor outras formas de trabalhar a Geometria no Ensino Secundário, através de atividades que o aluno possa experimentar, vivenciar, visualizar, simular e comunicar numa turma. Esta comunicação centra-se na repercussão da utilização do GeoGebra por alunos do 10º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Optou-se por um estudo de caso essencialmente qualitativo, com caráter descritivo e exploratório e interpretativo, tendo os investigadores um duplo papel. Conclui-se que o software é muito importante para a Geometria, é de fácil utilização e com ele o professor pode trabalhar com os alunos numa perspetiva construtivista.



Palavras-chave


TIC, GeoGebra, Sólidos Geométricos

Texto completo:

PDF

Referências


ABRANTES, P., SERRAZINA, L., OLIVEIRA, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica. Lisboa.

APM (2009). Renovação do Currículo de Matemática. Seminário de Vila Nova de Milfontes 1988. Edição comemorativa. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-41-6.

NCTM (2008). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Texto original publicado em inglês em 2000. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9.

SILVEIRA, A. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.

STAKE, R. E. (2009). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. 2a Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. ISBN 978-972-31-1187-3.

YIN, R. K (2005). Estudo de caso. Planeamento e Métodos. 3a Edição. São Paulo: BOOKMAN.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.