O software GeoGebra como aporte para o Ensino de Matemática e aplicação em sequências numéricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p092-107

Palavras-chave:

GeoGebra, Ensino de Matemática, Relações de recorrência

Resumo

Neste trabalho, discutimos o uso das tecnologias em sala de aula como um elemento facilitador, que permite redimensionar o cenário educacional, a fim de se realizar situações de ensino que possibilitem uma aprendizagem eficaz. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico autores que discutem metodologias ativas, propostas metodológicas, pelas quais os professores buscam sugerir atividades que oportunizem aos alunos participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Apresentou-se o GeoGebra como um exemplo dessas metodologias. Tendo em vista que o software permite explorar conceitos matemáticos geométricos e algébricos, são discutidos dois problemas sobre sequências oriundas de relações de recorrência, oportunizando a verificação de conjecturas associadas às relações. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, do tipo bibliográfica, e objetiva, um estudo exploratório. Conclui-se que o software GeoGebra,como uma ferramenta para o Ensino de Matemática, pode ser usado com a finalidade de proporcionar a mobilização do pensamento intuitivo do estudante em direção ao raciocínio inferencial/generalizador.

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Biografia do Autor

Rannyelle Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

João Luzeilton de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, campus Quixadá - CE, da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Rui Eduardo Brasileiro Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor do Curso de Licenciatura em Matemática, campus Maracanaú - CE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Antônia Emanuela Oliveira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Curso de Gestão de Políticas Públicas do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER da UFC. Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela FACED-UFC, graduada pelo departamento de Economia Doméstica da UFC e possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. No âmbito Educacional tem atuado principalmente no setor de estudo: Desenvolvimento da criança e em trabalhos relativos ao aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Trabalhou com formação de professores da Educação Infantil em vários municípios do estado do Ceará. Atualmente discute sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas para a Infância.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

Oliveira, R. R. de, Oliveira, J. L. de, Paiva, R. E. B., & Lima, A. E. O. de. (2021). O software GeoGebra como aporte para o Ensino de Matemática e aplicação em sequências numéricas. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(1), 92–107. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p092-107

Edição

Seção

Artigos