Experiências de orientação de trabalhos com GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p022-043Palavras-chave:
GeoGebra, orientação, trabalhos de conclusão de cursoResumo
Este texto tem como objetivo apresentar algumas produções envolvendo o GeoGebra que foram fruto de trabalhos orientados pelo autor. Desse modo, ao longo das diversas seções são apresentados cinco trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos sob orientação do autor e, ao final, é descrita uma experiência de ensino que envolveu a produção de atividades com o GeoGebra no âmbito de uma disciplina do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat – que ocorreu durante o período de ensino remoto emergencial. Como resultado dessas vivências revela-se a importância de garantir a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e de propor trabalhos com o GeoGebra que sigam por essa direção.
Downloads
Metrics
Referências
ARAGÃO, Fabrícia Pinho. Poliedros de Kepler-Poinsot: explorando poliedros regulares não convexos com o Geogebra. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2022.
FERREIRA, Antonio Cerino Dias. O processo de construção dos poliedros de Arquimedes: uma visão dinâmica a partir do GeoGebra. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LAGES, Brenno da Rocha. Uma Simplificação do Problema de Apolônio em Construções Dinâmicas. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2022.
MACHADO, Ana Maria Netto. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (org.). A Bússola do Escrever. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 60-81.
MARTINS, Isabel Cristina Tavares. Ensino de Trigonometria: uma proposta de atividades online na plataforma Geogebra. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2021.
SANTOS, Brenda Larissa Ruela. Batalha dos Polígonos e Teorema de Pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) – Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.