GeoGebra

um estudo bibliométrico a partir da Plataforma WEB OF SCIENCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p022-036

Palavras-chave:

GeoGebra, Bibliometria, Matemática e Ensino

Resumo

A cada dia as técnicas de ensino e pesquisa avançam para ampliação do ensino da matemática. Para a efetiva aplicabilidade dos novos conceitos da matemática a aplicabilidade do GeoGebra torna-se mais requerida no sentido de se propor novas técnicas de pesquisa e ensino. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar através de um estudo bibliométrico a temática GeoGebra para a promoção do ensino e pesquisa na ciência matemática para que a sociedade como um todo possa ter um documento que amplie as discussões relacionadas a ampliação do conhecimento tão necessário a cada dia nas vertentes da educação. A plataforma computacional de coleta dos dados utilizada para este estudo bibliométrico foi a Web of Science (WoS), possibilitando a constatação de trabalhos com relevância assim como a propagação de trabalhos científicos internacionalmente dando ao mesmo uma maior visibilidade e a importância de pesquisa. Para tanto, foi percebido que para o tema GeoGebra foi maior o número de publicações de trabalhos mais técnicos sob o formato de artigos científicos, havendo assim uma limitação de outras fontes de acesso para a ampla discussão da inserção da aplicabilidade da técnica matemática do GeoGebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Economia Rural (UFC), Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) e em Engenharia Metalúrgica (UFC).

Everton Nogueira Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestre em Economia Rural e Engenheiro Agrônomo (UFC).

Ivan de Oliveira Holanda Filho, Centro Universitário Ateneu

Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UNIATENEU), Licenciado em Matemática (UECE).

Lorena Maria Gomes Bastos, Instituto Brasileiro de Formação

Especialista em Gestão Pública (UNICHRISTUS), Graduada em Administração de Empresas (UNI7) e Pós-Graduanda em Administração de Recursos Humanos no Setor Público pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF).

Referências

ARAÚJO, C.A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão, Porto Alegre, vol.12, nº 1, p.11-32, 2006.

CAPES. Web of Science lança nova versão de base de dados. Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2012. Acesso em 01 de maio de 2020. Disponível em: http://www.capes.gov.br/servicos/

COSTA, T.; LOPES, S.; FERNÁNDES-LLIMÓS, F.; AMANTE, M. J.; LOPES, P. F.

A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Actas

do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, n. 11, out.

NASEER, M. M.; MAHMOOD, K. Use of bibliometrics in LIS research. LIBRES: Library of Information Science Research Eletronic Journal, v. 19, n.2, p. 1-11, sept. 2009.

OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. OCDE/GD, Paris, 1997.

REY-MARTÍ, A.; RIBEIRO SORIANO, D; PALACIOS – MARQUÉS, D. A bibliometric analysis of social entrepreneurship. Journal of Business Research, v.69, n.5, p. 1651-1655, 2016.

SAMBUICHI, R.H.S; OLIVEIRA, M.A.C de; SILVA, A.P.M da; LUEDEMANN, G. A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira: impactos, políticas públicas e desafios. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rio de Janeiro, 2012.

VANS, S.A de; STUMPFI, I.R.C. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Inf. & Soc. Est., v. 20, n.2, p.67-75, 2010.

WANG, B. et al. An overview of climate change vulnerability: A Bibliometric Analysis based on Web of Science Database. Natural Hazards, v. 74, n.3, p. 1649-1666, 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-07

Como Citar

Cruz, M. P. M. da, Silva, E. N., Holanda Filho, I. de O., & Bastos, L. M. G. (2022). GeoGebra: um estudo bibliométrico a partir da Plataforma WEB OF SCIENCE. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(1), 022–036. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p022-036

Edição

Seção

Artigos