GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior

Karly Barbosa Alvarenga, Murilo de Medeiros Sampaio

Resumo


Esse trabalho é do tipo relato de experiência de atividades implementadas e fundamentadas na Engenharia Didática. Apresenta uma ação pedagógica investigativa, na área de ensino de matemática, que se constituiu em atividade formadora de professores. Tal ação se fundamentou em conteúdos matemáticos de funções e de geometria e álgebra trabalhados interconectados por meio do software GeoGebra. A experiência aconteceu na Universidade Federal de Sergipe com estudantes de Licenciatura em Matemática. Segundo os estudantes, o estudo por esse meio os levou a mobilizar e inter-relacionar conteúdos que antes não estavam claros e tão pouco haviam percebidos, como, por exemplo, as relações entre área e perímetro de um retângulo e relações que não caracterizam uma função.


Palavras-chave


Álgebra; Geometria; GeoGebra; Educação Matemática

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.