GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior

Autores

  • Karly Barbosa Alvarenga Universidade Federal de Sergipe
  • Murilo de Medeiros Sampaio Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Álgebra, Geometria, GeoGebra, Educação Matemática

Resumo

Esse trabalho é do tipo relato de experiência de atividades implementadas e fundamentadas na Engenharia Didática. Apresenta uma ação pedagógica investigativa, na área de ensino de matemática, que se constituiu em atividade formadora de professores. Tal ação se fundamentou em conteúdos matemáticos de funções e de geometria e álgebra trabalhados interconectados por meio do software GeoGebra. A experiência aconteceu na Universidade Federal de Sergipe com estudantes de Licenciatura em Matemática. Segundo os estudantes, o estudo por esse meio os levou a mobilizar e inter-relacionar conteúdos que antes não estavam claros e tão pouco haviam percebidos, como, por exemplo, as relações entre área e perímetro de um retângulo e relações que não caracterizam uma função.

Downloads

Metrics

PDF views
441
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202661
|

Biografia do Autor

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Sergipe

Murilo de Medeiros Sampaio, Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2012-04-04

Como Citar

Alvarenga, K. B., & Sampaio, M. de M. (2012). GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CXCIII - CCIV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8329