Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos por meio do Software GeoGebra

Rejane Waiandt Schuwartz Faria, Marcus Vinicius Maltempi

Resumo


Neste artigo discutimos o papel do software GeoGebra no estudo de Padrões Fractais. Para tanto, analisamos uma atividade realizada com alunos do Ensino Médio, segundo uma abordagem que busca identificar as fases de Investigação de um Padrão. A abordagem qualitativa foi empregada com o intuito de compreender como o GeoGebra atuou no desenvolvimento da atividade de manipulação e análise de Padrões Fractais. Os dados coletados indicaram que o GeoGebra possibilitou que diversos níveis de um mesmo Padrão Fractal fossem manipulados e analisados em uma única construção e os passos das construções fossem revistos. Assim, é possível concluir que o GeoGebra contribuiu para que os Padrões Fractais ganhassem vida, no sentido de se tornarem dinâmicos, favorecendo a generalização dos conteúdos matemáticos explorados.


Palavras-chave


Ensino Médio; Generalização Matemática; Ensino de Matemática

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