Notícias

Chamada de artigos para a Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática – 2022

2021-10-08

Chamada de artigos para a Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática – 2022

 Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983 3156) (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about)

A Filosofia da Educação Matemática tem seus estudos desenvolvidos em diferentes perspectivas filosóficas e científico-teóricas. Seu modo de proceder é analítico-reflexivo, realizando sempre um movimento que toma como foco as atividades passíveis de serem realizadas no âmbito da Educação Matemática e enfatizando aspectos de ordem ontológica, epistemológica, ética e estética que estão presentes nas produções dessa área. Seu alvo é destacar a contribuição da Filosofia à metodologia da pesquisa e aos fundamentos teóricos desse campo de estudo. Como Paul Ernest e Maria Bicudo defendem, a tarefa da Filosofia da Educação Matemática é analisar, questionar, esmiuçar a narrativa e criticar as afirmações da prática, da política e da pesquisa em Educação Matemática.

Convidamos os pesquisadores que queiram contribuir com esse movimento reflexivo a submeterem seus manuscritos à Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983 3156) que abre espaço para a publicação de uma edição temática em Filosofia da Educação Matemática. As editoras responsáveis são as pesquisadoras convidadas Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Rosa Monteiro Paulo e Tania Baier. A Revista Educação Matemática Pesquisa é avaliada pela CAPES com Qualis A2, na área de Ensino.

Serão aceitos artigos inéditos redigidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês que devem ser submetidos diretamente à plataforma da revista (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about) seguindo suas normas editoriais. Destaca-se que, para esta edição, não serão aceitos relatos de experiência. Ao submeterem suas contribuições, é importante escolher a opção Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática – 2022”.

Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor, contando com no máximo 4 autores por artigo.

Cronograma:

Outubro de 2021: abertura das submissões

31 de Janeiro de 2022: encerramento das submissões

Fevereiro a maio de 2022: processo de avaliação por pares

Junho até 15 de julho de 2022: recebimento das versões finais dos artigos aprovados.

Agosto/Setembro de 2022: publicação da edição temática.

Saiba mais sobre Chamada de artigos para a Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática – 2022

Edição Atual

v. 23 n. 2 (2021): Volume 23, n.2, 2021
Volume de fluxo normal
Publicado: 2021-09-01

Artigos

Ver Todas as Edições

                                                                   INDEXADORES DA REVISTA