COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS IMPLICADAS EM ATIVIDADES DE TRABALHO INFORMAL EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO NO DESENVOLVIMENTO OU INIBIÇÃO DESSAS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Valdir Pretto UNIFRA-RS
  • Jean-Claude Régnier Université de Lyon - Lyon2 France
  • Nadja Maria Acioly-Régnier IUFM Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon France

Palavras-chave:

exclusão social, competências matemáticas, aprendizagens informais, questões de gênero.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma analise de conhecimentos matemáticos desenvolvidos à partir de atividades de trabalho de sujeitos pouco escolarizados em situações de exclusão social. Este trabalho se insere no campo de pesquisa cultura e cognição, nas temáticas incluindo questões de gênero, e dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo de Recife (Carraher, Nunes e Schliemann e colaboradores) e do programa de pesquisas da etnomatematica liderado por Ubiratan D’Ambrosio. Do ponto de vista metodológico realizou-se observações etnográficas em vários contextos de trabalho (catadores de lixo, costureira, torneiro mecânico) e entrevistas videografadas, inspiradas da entrevista de autoconfrontação, com o objetivo de compreender os conhecimentos matemáticos implícitos às várias atividades. Os resultados mostram alguns conhecimentos matemáticos específicos desenvolvidos em função de necessidades de sobrevivência e de contextos que favoreciam o desenvolvimento dessas atividades profissionais. Destacou-se ainda um desenvolvimento ou inibição de competências cognitivas em função de valores sociais que encorajavam ou inibiam essas atividades em função do gênero.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdir Pretto, UNIFRA-RS

Doutor em Ciências da Educação. Professor do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática

Jean-Claude Régnier, Université de Lyon - Lyon2 France

Laboratoire: UMR 5191 ICAR - Université de Lyon - Lyon2 France

Nadja Maria Acioly-Régnier, IUFM Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon France

IUFM Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon France

Downloads

Publicado

2012-09-02

Como Citar

PRETTO, V.; RÉGNIER, J.-C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS IMPLICADAS EM ATIVIDADES DE TRABALHO INFORMAL EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO NO DESENVOLVIMENTO OU INIBIÇÃO DESSAS COMPETÊNCIAS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 369–390, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/10784. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos