COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS IMPLICADAS EM ATIVIDADES DE TRABALHO INFORMAL EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO NO DESENVOLVIMENTO OU INIBIÇÃO DESSAS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Valdir Pretto UNIFRA-RS
  • Jean-Claude Régnier Université de Lyon - Lyon2 France
  • Nadja Maria Acioly-Régnier IUFM Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon France

Palavras-chave:

exclusão social, competências matemáticas, aprendizagens informais, questões de gênero.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma analise de conhecimentos matemáticos desenvolvidos à partir de atividades de trabalho de sujeitos pouco escolarizados em situações de exclusão social. Este trabalho se insere no campo de pesquisa cultura e cognição, nas temáticas incluindo questões de gênero, e dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo de Recife (Carraher, Nunes e Schliemann e colaboradores) e do programa de pesquisas da etnomatematica liderado por Ubiratan D’Ambrosio. Do ponto de vista metodológico realizou-se observações etnográficas em vários contextos de trabalho (catadores de lixo, costureira, torneiro mecânico) e entrevistas videografadas, inspiradas da entrevista de autoconfrontação, com o objetivo de compreender os conhecimentos matemáticos implícitos às várias atividades. Os resultados mostram alguns conhecimentos matemáticos específicos desenvolvidos em função de necessidades de sobrevivência e de contextos que favoreciam o desenvolvimento dessas atividades profissionais. Destacou-se ainda um desenvolvimento ou inibição de competências cognitivas em função de valores sociais que encorajavam ou inibiam essas atividades em função do gênero.

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Biografia do Autor

Valdir Pretto, UNIFRA-RS

Doutor em Ciências da Educação. Professor do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática

Jean-Claude Régnier, Université de Lyon - Lyon2 France

Laboratoire: UMR 5191 ICAR - Université de Lyon - Lyon2 France

Nadja Maria Acioly-Régnier, IUFM Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon France

IUFM Université Lyon1 Laboratoire « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Université de Lyon France

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Publicado

2012-09-02

Como Citar

PRETTO, V.; RÉGNIER, J.-C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS IMPLICADAS EM ATIVIDADES DE TRABALHO INFORMAL EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO NO DESENVOLVIMENTO OU INIBIÇÃO DESSAS COMPETÊNCIAS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 369–390, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/10784. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos