COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS IMPLICADAS EM ATIVIDADES DE TRABALHO INFORMAL EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO NO DESENVOLVIMENTO OU INIBIÇÃO DESSAS COMPETÊNCIAS
Palavras-chave:
exclusão social, competências matemáticas, aprendizagens informais, questões de gênero.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma analise de conhecimentos matemáticos desenvolvidos à partir de atividades de trabalho de sujeitos pouco escolarizados em situações de exclusão social. Este trabalho se insere no campo de pesquisa cultura e cognição, nas temáticas incluindo questões de gênero, e dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo de Recife (Carraher, Nunes e Schliemann e colaboradores) e do programa de pesquisas da etnomatematica liderado por Ubiratan D’Ambrosio. Do ponto de vista metodológico realizou-se observações etnográficas em vários contextos de trabalho (catadores de lixo, costureira, torneiro mecânico) e entrevistas videografadas, inspiradas da entrevista de autoconfrontação, com o objetivo de compreender os conhecimentos matemáticos implícitos às várias atividades. Os resultados mostram alguns conhecimentos matemáticos específicos desenvolvidos em função de necessidades de sobrevivência e de contextos que favoreciam o desenvolvimento dessas atividades profissionais. Destacou-se ainda um desenvolvimento ou inibição de competências cognitivas em função de valores sociais que encorajavam ou inibiam essas atividades em função do gênero.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











