Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea

Autores

  • Tânia Cristina Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutora em Didática da Matemática – USC/Espanha
  • Vincenç Font Universitat de Barcelona
  • José A. Carajaville Universidade de Santiago de Compostela

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição

Resumo

Resumo Neste artigo propomos e aplicamos uma ferramenta para analisar as práticas matemáticas realizadas no processo de resolução de problemas, utilizando como contexto de reflexão a resolução de um problema por parte de uma aluna. A ferramenta de análise é composta pelos constructos configuração epistêmica/cognitiva e configuração metacognitiva. O primeiro de ditos constructos foi proposto pelo Enfoque Ontosemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS), enquanto que o segundo é uma elaboração própria dos autores que têm em conta diversos trabalhos sobre a metacognição. Os resultados da análise realizada mostram como o uso da ferramenta proposta permite uma melhor compreensão da prática matemática que realiza um sujeito quando resolve problemas. Palavras-chave: Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição. Abstract: In this article we propose and implement a tool to analyze the mathematical practices undertaken in the process of solving problems, using as a context for reflection the resolution of a problem by a student. The analysis tool is composed of the constructs epistemic / cognitive configuration and Metacognitive configuration. The first of these constructs was proposed by Focus Onto-semiotic of Cognition and Mathematical Education (EOS), while the second is a compilation of the authors that take into account various work on metacognition. The results of the realized analysis show how the use of the tool proposed allows a better comprehension of mathematical practice that performs a subject when solve problems. Keywords: Problem-solving, Cognition, Metacognition.

Metrics

PDF views
994
Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202672
|

Biografia do Autor

Tânia Cristina Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutora em Didática da Matemática – USC/Espanha

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutora em Didática da Matemática – USC/Espanha tania@uesb.br santiania@bol.com.br

Vincenç Font, Universitat de Barcelona

Universitat de Barcelona, Doutor en Didática da Matemática vfont@ub.edu

José A. Carajaville, Universidade de Santiago de Compostela

Universidade de Santiago de Compostela, Doutor en Didática da Matemática ja.cajaraville@usc.es

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

GUSMÃO, T. C.; FONT, V.; CARAJAVILLE, J. A. Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2134. Acesso em: 15 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos