Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea

Autores

  • Tânia Cristina Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutora em Didática da Matemática – USC/Espanha
  • Vincenç Font Universitat de Barcelona
  • José A. Carajaville Universidade de Santiago de Compostela

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição

Resumo

Resumo Neste artigo propomos e aplicamos uma ferramenta para analisar as práticas matemáticas realizadas no processo de resolução de problemas, utilizando como contexto de reflexão a resolução de um problema por parte de uma aluna. A ferramenta de análise é composta pelos constructos configuração epistêmica/cognitiva e configuração metacognitiva. O primeiro de ditos constructos foi proposto pelo Enfoque Ontosemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS), enquanto que o segundo é uma elaboração própria dos autores que têm em conta diversos trabalhos sobre a metacognição. Os resultados da análise realizada mostram como o uso da ferramenta proposta permite uma melhor compreensão da prática matemática que realiza um sujeito quando resolve problemas. Palavras-chave: Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição. Abstract: In this article we propose and implement a tool to analyze the mathematical practices undertaken in the process of solving problems, using as a context for reflection the resolution of a problem by a student. The analysis tool is composed of the constructs epistemic / cognitive configuration and Metacognitive configuration. The first of these constructs was proposed by Focus Onto-semiotic of Cognition and Mathematical Education (EOS), while the second is a compilation of the authors that take into account various work on metacognition. The results of the realized analysis show how the use of the tool proposed allows a better comprehension of mathematical practice that performs a subject when solve problems. Keywords: Problem-solving, Cognition, Metacognition.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tânia Cristina Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutora em Didática da Matemática – USC/Espanha

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutora em Didática da Matemática – USC/Espanha tania@uesb.br santiania@bol.com.br

Vincenç Font, Universitat de Barcelona

Universitat de Barcelona, Doutor en Didática da Matemática vfont@ub.edu

José A. Carajaville, Universidade de Santiago de Compostela

Universidade de Santiago de Compostela, Doutor en Didática da Matemática ja.cajaraville@usc.es

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

GUSMÃO, T. C.; FONT, V.; CARAJAVILLE, J. A. Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2134. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos