Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica <br> Philosofical, phisicological and political aspects in study of probability and statistics in Elementary, Middle and High School

Autores

  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Estatística. Currículo de Matemática. Probabilidade e Estatística. Ensino Fundamental.

Resumo

Resumo

Este artigo visa a uma discussão sobre aspectos filosóficos, psicológicos e políticos relacionados ao ensino de Probabilidade e Estatística. Busca-se promover questionamentos sobre o desenvolvimento do estudo dessas temáticas no currículo da Educação Básica. Realizou-se um levantamento bibliográfico para discutir as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas para o desenvolvimento dos raciocínios estatístico e probabilístico. O processo analítico sobre esses referenciais foi interpretativo e buscaram-se convergências a partir de múltiplas leituras dos referenciais teóricos, a fim de apontar indicadores dos conceitos e dos procedimentos probabilísticos e estatísticos que poderão ser considerados na elaboração e na efetivação dos currículos de matemática.


Abstract

This article aims to raise a discussion about philosophical, psychological and political aspects related to Probability and Statistics teaching. It seeks to promote questions about the development of the study of these subjects in the curriculum of Elementary, Middle and High school. A bibliographic survey was carried out to discuss theoretical and methodological approaches used to development of statistical and probabilistic reasoning. The analytical process on these references was interpretive and sought convergence from multiple readings on the theoretical references in order to point out indicators about concepts probabilistic and statistical procedures that can be considered in the elaboration and effectiveness of mathematics curricula.

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Biografia do Autor

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação: Universidade Cruzeiro do Sul, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Leandro de Oliveira Souza, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática: Universidade Federal de Uberlândia, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

LOPES, C. E.; SOUZA, L. de O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica &lt;br&gt; Philosofical, phisicological and political aspects in study of probability and statistics in Elementary, Middle and High School. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31494. Acesso em: 22 dez. 2024.