Desafios e particularidades narrados pelos docentes da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais<br>Challenges and particularities narrated by teachers of Mathematics Degree at the Federal Institute of Minas Gerais

Autores

  • Josâne Geralda Barbosa Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p477-495

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, narrativa de professores, licenciatura nos Institutos Federais, Instituto Federal de Minas Gerais.

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa de mestrado em que se analisaram os cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelo Instituto Federal de Minas Gerais. A pesquisa discutiu como o IFMG tem promovido a formação de professores de Matemática, através da rememoração do processo de implantação dos cursos no IFMG; da identificação das principais dificuldades enfrentadas em cada campus para criar e manter esses cursos; e da ênfase às principais características dos cursos. Para atingir os objetivos propostos, estudaram-se os documentos que normatizam os cursos e realizaram-se entrevistas narrativas com os professores formadores que neles atuam. Evidenciam-se, na fala dos professores, algumas dificuldades e expectativas, bem como certa satisfação com os bons resultados com os egressos.

This article is the result of a master's research that analyzed the degree courses in Mathematics offered by the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). In the research discussed how the IFMG has promoted the training of teachers of Mathematics through the remembrance of the process of implementation of the courses in the IFMG, the identification of the main difficulties faced in each campus in the creation and maintenance of these courses and the emphasis on the main characteristics of the courses. In order to reach the proposed objectives, the documents that normalize the courses were studied and narrative interviews were carried out with the training teachers who work in them. The results indicate there are some difficulties and expectations in the teachers' speech, as well as a satisfaction in having good results with the graduates.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josâne Geralda Barbosa, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Centro de Educação Aberta e a Distância

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática 

Referências

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. São Paulo: Paulus, 2010.

BOLIVAR, Antônio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDES, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: Enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

BONFIM, Maria Inês (Coord.). A formação docente nos centros federais de educação tecnológica: diagnóstico sobre a oferta das licenciaturas nos CEFETs. Brasília: MEC/SETEC, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 22 out. 2015.

______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 2/2015. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica, aprovado em 09/06/2015 e homologado em 24/06/2015, Disponível em: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/coordeg/files/2015/06/Par.-02.2015-DCNs-Forma%C3%A7%C3%A3o-Professores.pdf . Acesso em: 13 set. 2016.

LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. A formação de professores nos institutos federais: perfil da oferta. Revista EIXO, Brasília/DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2016.

LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de; SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. As licenciaturas nos Institutos Federais: concepções e pressupostos. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 18 a 20 de maio de 2011, Centro de Estudos de Pesquisas em Didática, Goiânia. Anais Eletrônicos. Goiânia, 2011. Disponível em: <http://www.ceped.ueg.br/anais/ ivedipe/pdfs/didatica/co/40-164-2-SP.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2016.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales; BURNIER, Suzana. Perfil das licenciaturas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: CUNHA, Deisy Moreira et al. (Org.) Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2013. p. 145-166.

SILVA, Mirna Ribeiro Lima da. Formação de professores nos IF: a política educacional e a literatura educacional recente. In: CONNEPI, 5., 2010, Instituto Federal Alagoas, Maceió. Anais eletrônicos. Maceió, 2010. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/108/127>. Acesso em: 23 mar. 2016.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

BARBOSA, J. G.; LOPES, C. E. Desafios e particularidades narrados pelos docentes da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais&lt;br&gt;Challenges and particularities narrated by teachers of Mathematics Degree at the Federal Institute of Minas Gerais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p477-495. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37892. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos