Diálogos com Paulo Freire nas pesquisas do Grupo de Trabalho de Educação Matemática (GT 19) da ANPEd
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p141-161Palavras-chave:
Educação matemática, Revisão sistemática de literatura, ANPEd, GT 19Resumo
Este artigo se refere a uma revisão sistemática dos trabalhos apresentados durante as 20 reuniões anuais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no Grupo de Trabalho de Educação Matemática (GT 19). Evidencia-se a quantidade de trabalhos apresentados em cada ano e, dentre esses, quantos e quais trazem Paulo Freire como referência. Busca-se responder à questão: quais pesquisas, apresentadas no GT 19 ao longo dos seus 25 anos de existência, dialogam com Paulo Freire e quais os conceitos que se destacam nelas? Para tanto, com base metodológica nos elementos constitutivos de uma revisão sistemática, realizou-se a análise do conjunto desses trabalhos. Os resultados mostram que o GT 19 vem se consolidando ao longo dos anos com uma diversidade temática, teórica e metodológica, e estabelece um diálogo tímido com a perspectiva freireana.
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