Trajetórias e Perspectivas da Educação Estatística a partir dos trabalhos apresentados no SIPEM<br>Trajectories and Perspectives of Statistical Education from the works presented in the SIPEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p584-609Palavras-chave:
Educação Estatística, Estado do Conhecimento, Mapeamento, Foco temático.Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar e mapear a produção científica de pesquisas realizadas na área de Educação Estatística publicadas nos anais do Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática – SIPEM – no Grupo de Trabalho Educação Estatística (GT12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) nos últimos 18 anos. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento em todas as edições do evento e constatou-se a existência de 62 artigos publicados no GT-12, nos quais foram identificados 5 focos temáticos e 20 subfocos temáticos. Evidenciou-se que o maior número de trabalhos apresentados no evento é oriundo do Programa de Estudos de Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica, seguida pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidade Cruzeiro do Sul.
This paper aims to investigate and map the scientific production of research carried out in the area of Statistical Education published in the annals of the International Seminar of Research in Mathematical Education - SIPEM in the Working Group - Statistical Education (GT12) of the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM) in the last eighteen years. The choice of this event is due to its importance for the research area of Mathematical Education and Statistical Education. In this sense, a research was developed that allowed to systematically categorize and map the 61 works published in GT12 - Statistical Education - presented in all editions of the event carried out so far, to identify thematic trends, researchers, institutions and content addressed. It was identified 5 thematic focuses and 20 thematic subfocus. It was evidenced that the greatest number of papers presented at the event come from the Postgraduate Studies Program in Mathematics Education of Pontifícia Universidade Católica de São Paulo followed by Universidade Federal de Pernambuco and by Universidade Cruzeiro do Sul.
Metrics
Referências
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2018.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. D. Trajetórias e perspectivas da educação estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010. v. I.
FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED, 25 de setembro de 2002, Caxambu. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/mapeamento.pdf>. Acesso em: 08 set. 2018.
LOPES, Celi Espasandin. “Os desafios para educação estatística no currículo de matemática”, in LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (Orgs). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, pp.47-63, 2010.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”. Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, p. 37-50, 2006.
Referências utilizadas no mapeamento
BAYER, A.; ECHEVESTE, S.; FÉLIX, V. Estatística no ensino fundamental e médio: como os professores de Matemática estão se preparando para este desafio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
BIAJONE, J. Matemática e cidadania: estatística de projetos no ensino médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
BIAJONE, J.; CARVALHO, D. L. D. Estatística em projetos na pedagogia promovendo aprendizagens e re)significando atitudes. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
BITTENCOURT, H. R.; VIALI, L. Contribuição para o ensino da distribuição normal ou curva normal de Gauss em cursos de graduação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
BORIM DA SILVA, C.; ALMOULOUD, S. A. A compreensão de média e variabilidade como conceitos essenciais para a noção intuitiva de intervalo de confiança. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
BUEHRING, R. S.; GRANDO, R. C. Contribuições das pesquisas brasileiras para o campo de investigação e para a prática em educação estatística na infância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 04 de novembro de 2018, Foz do Iguaçu. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
CAZORLA, I. M.; GUSMÃO, T. C. Uma análise semiótica dos passeios aleatóriosda mônica: atividade para ensinar conceitos básicos de probabilidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
CONTI, K. C. et al. Desafios da educação estatística em cursos de pedagogia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 04 de novembro de 2018, Foz de Iguaçu. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
CONTI, K. C.; LUCCHESI DE CARVALHO, D. Movimento de letramento presente nas aulas de estatística na educação de jovens e adultos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
CORDANI, L.; FREIRE, M. V.; FONTES, D. Tenda – o mundo da Estatística. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., Pirenópolis, 15 de novembro de 2015. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/visipem/anais/story_html5.html>. Acesso em: 07 mar. 2018.
COUTINHO, C. D. Q. E. S.; CÉSAR GONÇALVES, M. O livro didático e a formação do professor de Matemática para o ensino de probabilidades. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
COUTINHO, C. D. Q. E. S.; FERREIRA DA SILVA, M. J.; ALMOULOUD, S. A. Professores de matemática e a análise da variabilidade de dados representados simultaneamente por histograma e box-plot. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., Taguatinga, 25 de outubro de 2009. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
CUNHA, M. L. D.; VIALI, L. Contribuições de uma unidade de aprendizagem para a compreensão de conceitos estatísticos com o recurso da planilha. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Petrópolis, 28 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/?page=publications&subpage=gts&language=br>. Acesso em: 07 mar. 2018.
ECHEVESTE, S. et al. Um estudo sobre o nível de conhecimtno dos alunos de 3º ano do ensino médio sobre estatística. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., Águas de Lindóia, 10 de outubro de 2006. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
ESTEVAM, E. J. G.; BASNIAK, M. I. Ensino exploratório e pensamento estatístico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
FELISBERTO DE CARVALHO, J. I.; MACEDO, R. C. Conhecimentos necessários para o ensino de probabilidade: discussão de uma sequência didática desenvolvida com estudantes de Matemática licenciatura. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 15 de novembro de 2015. Pirenópolis. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2018.
FELISBERTO DE CARVALHO, J. I.; PIETROPAOLO, R. C. Trajetórias didáticas emuma experiência formativa sobre probabilidade com professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
FELISBERTO DE CARVALHO, J. I.; RUY CESAR PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M. M. Discussão de um Diagnóstico Inicial sobre Noções Probabilísticas na Perspectiva do Conhecimento Didático – Matemático. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 15 de novembro de 2015. Pirenópolis. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2018.
FERREIRA, R. D. S.; KATAOKA, V. Y.; KARRER, M. Sequência de ensino “passeios aleatórios da Carlinha”: contribuições da árvore de possibilidades. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Petrópolis, 28 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/?page=publications&subpage=gts&language=br>. Acesso em: 07 mar. 2018.
FIGUEIREDO, A. D. C. Ensino de estatística: discussão sobre sequências didáticas aplicadas por estudantes de licenciatura em pedagogia em ambiente virtual. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
GIORDANO, C. C.; ARAÚJO, J. R. A. Educação estatística e a base nacional comum curricular: o incentivo aos projetos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
GIRARD, J. C. A ligação estatística-probabilidade nos novos programas franceses de ensino médio: a posição da modelização e da simulação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
GITIRANA, V.; ANJOS, D. D. Invariantes do conceito de média: uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
GROENWALD, C. L. O.; SEIBERT, T. E. Projetos de trabalho e o ensino da estatística no ensino fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L. Temas comtemporâneos nas aulas de matemática: um caminho para combinar aprendizagem e reflexões politícas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
<http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
KAIBER DA SILVA, C.; GROENWALD, C. L. O. Estatística e meio ambiente - uma abordagem para o ensino fundamental e médiol. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
LIMA DE CARVALHO, L. M. T.; MONTEIRO, C. E. F.; CAMPOS, T. M. D. M. Interpretação de gráficos como uma atividade que envolve fatores visuais e conceituais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
LOPES, C. A. E. A estatística e a probabilidade na educação básica e a formação dos educadores matemáticos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
LOPES, C. A. E.; MOURA, A. R. A. D. Probabilidade e Estatística na Educação Infantil: um estudo sobre a formação e a prática do professor. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 22 de novembro de 2000, Serra Negra. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemI.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2018.
LOPES, C. E. A implementação curricular da estatística e da probabilidade na educação básica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
LOPES, J. M. O ensino de probabilidade através de jogos e da metodologia de resolução de problemas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Taguatinga, 25 de outubro de 2006. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
LOPES, J. M. Uma proposta para o estudo de conceitos básicos de probabilidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
LOPES, J. M. O estudo da média, da mediana e da moda por meio de um jogo e da resolução de problemas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Petrópolis, 28 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/?page=publications&subpage=gts&language=br>. Acesso em: 07 mar. 2018.
MARCOLINO DE SANTANA, A.; SANTANA, M. D. D. M. D. Reflexões sobre o ensino de estatística, no ensino fundamental II, após resultados de uma avaliação diagnóstica nas turmas de 9º ano da escolaMarechal Rondon – Recife – PE, Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
MENDES, C. R. Estatística e melhor idade: um olhar sobre o cotidiano. In SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
MENDONÇA, L. D. O.; LOPES, C. E. A educação estatística no enisno médio por meio da modelagem matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
MIGUEL, M. I.; MAGINA, S. P. As estratégias de solução de problemas combinatórios: um estudo exploratório. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
MONTEIRO, C. E. Estudantes de pedagogia refletindo sobre gráficos da mída impressa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
MUNIZ, C. A.; GONÇALVES, H. J. L. A educação estatística no enisno fundamental: discussões sobre a práxis de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
NOVAES, D. V.; COUTINHO, C. Q. E. S. Quartis: uma análise did[atica de alguns dos diferentes métodos para sua determinação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
NOVAES, D. V.; MANGELOT, V. M. Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu , 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. D.; SIMÃO DE SOUZA, N. G. S. D.; BARBOSA, N. D. A resolução de problemas no ensino de estatística no enisno fundamental: contribuições da teoria antropológica do didático e a equivalência de estímulos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. D.; ZAMORA, P. R.; SOUZA, T. C. As atitudes em relação à probabilidade e à estatística e o desempenho acadêmico de alunos de uma bacharelado em ciências e tecnologia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018
OLIVEIRA, M. H. P. de; KATAOKA, V. Y.; BORIM DA SILVA, C. Estratégias de atenção e de interação no processo de autorregulação da aprendizagem de estatística: validação de uma escola. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
PAMPLONA, A. S. A resolução e formulação de problemas de probabilidade pelo professor de matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
PAMPLONA, A. S.; LUCCHESI DE CARVALHO, D. Relações de poder em comunidades de prática: os professores de estatística na licenciatura em matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
PERIN, A. P.; WODEWOTZKI, M. L. L. Contribuições da modelagem matemática parra o desenvolvimento da literacia estatística: uma experiência em um curso superior tecnológico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
PIETROPAOLO, R. C.; GARCIA SILVA, A. D. F.; MATEUS, M. E. A. Conhecimentos de professores para o ensino de noções concernentes à estatística no educação básica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
PONTES, A. C. F. Estatística não-paramétrica e sua inclusão no ensino médio: o teste dos sinais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3., 10 de outubro de 2006, Águas de Lindóia. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Ensino de Estatística na Graduação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 15 de novembro de 2015. Pirenópolis. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/visipem/anais/story_html5.html>. Acesso em: 07 mar. 2018.
RIBEIRO CAMPOS, C.; COUTINHO, C. Q. E. S. A modelagem matemática e o letramento estatístico no enisno de gráficos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz de Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
ROCHA, C. D. A. Ensino de combinatória: expectativas de professores que atuam no ensino fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Petrópolis, 28 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/?page=publications&subpage=gts&language=br>. Acesso em: 07 mar. 2018.
ROCHA, C. D. A.; LIMA, A. P. B. D.; ROSA BORBA, R. E. D. S. Conhecimentos de Professores para Ensinar Combinatória: Contribuições de Pesquisas, Pirenópolis, 15 de novembro de 2015. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/visipem/anais/story_html5.html>. Acesso em: 07 mar. 2018.
SAMÁ, S. Caminhos trilhados pelo GT12 nas pesquisas em educação estatística no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
SANTOS, J. L. A produção de significações sobre combinatória em uam sala de aula a partir de uma prática problematizadora e dialogada. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
SCARLASSARI, N. T.; LOPES, C. E. Mapeamentos dos trabalhos publicados no GT12 do SIPEM. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2018.
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Mapeamento de pesquisas sobre educação Estat´sitica no biblioteca digital brasileira de teses e dissertações: um olhar para a formação de professores. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
VELASQUE, L. S.; SERRANO BARBOSA, M. T.; SOUZA DA SILVA, A. A pesquisa quanti-ação como ferramenta para o ensino de estatística na educação básica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/viisipem/trabalhos_aprovados/GT12.pdf>. Acesso em: 07 out. 2018.
VENDRAMINI, C. M. M.; BRITO, M. R. F. D. Implicações das habilidades Matemáticas e das atitudes na aprendizagem dos conceitos de estatística. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., novembro de 2003, Santos. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
VIALI, L.; OLIVEIRA, P. I. F. D. Uma análise de conteúdos de probabilidade em livros didáticos do ensino médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
VIALI, L.; SEBASTIANI, R. G. A estatística no ensino médio: uma abordagem alternativa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 25 de outubro de 2009, Taguatinga. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018.
VITA, A. C.; KATAOKA, V. Y.; CAZORLA, I. M. A construção de pictogramas por alunos cegos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Petrópolis, 28 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/?page=publications&subpage=gts&language=br>. Acesso em: 07 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).