As estratégias dos alunos na resolução de problemas aditivos: um estudo diagnóstico.

Sandra Magina, Tânia Campos

Resumo


A proposta deste artigo é diagnosticar as competências das crianças em lidar com situaçõesproblema, no campo aditivo, desde o início de sua vida escolar e o desenvolvimento das
mesmas nas quatro séries iniciais do ensino fundamental. O estudo foi realizado a partir da elaboração, aplicação e análise de um instrumento contendo cinco situações-problema
relativas às operações de adição. O teste foi aplicado coletivamente, em oito turmas das quatro séries iniciais do ensino fundamental (duas turmas por série) em duas escolas da rede pública do estado de São Paulo, perfazendo um total de 248 crianças. A pesquisa conclui que a evolução das competências desses alunos não segue o mesmo padrão, variando de acordo com o tipo de problema – que exige da criança o domínio de raciocínios distintos – e o tipo de contextos.

The purpose of this paper is to diagnose young children’s competences to deal with additive structure problem solving. The study focuses on students from the first to the fourth elementary school grades. The research was carried out in two public schools in the state of São Paulo, involving 248 children distributed in 8 distinct school classes (two classes per school grade). The study consisted in applying collectively in each class a questionnaire composed of 20 additive and multiplicative problems; five of them will be dealt with in this article. Research results show that the evolution of the children’s competences do not follow the same pattern from the first to the fourth grade; it depends on the type of the problem – which requires of the children different types of reasoning – and on the context in which the problem is inserted.

Key-words: Diagnostic study; conceptual field; additive structure; elementary school.

Palavras-chave


Estudo diagnóstico; campo conceitual; estrutura aditiva; séries iniciais.

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