Modelagem matemática e aprendizagem significativa: uma proposta para o estudo de equações diferencias ordinárias.

Autores

  • Adriana Helena Borssoi PUC-SP
  • Lourdes Maria Werle de Almeida

Palavras-chave:

modelagem matemática, aprendizagem significativa, equações diferenciais.

Resumo

Neste trabalho estamos interessados em investigar os ambientes de modelagem matemática e a sua potencialidade no que diz respeito à aprendizagem significativa dos estudantes. O que se faz é buscar nas produções dos alunos em atividades de modelagem matemática evidências de uma aprendizagem significativa. Deste modo, o trabalho apresenta pressupostos teóricos sobre a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem e sobre a aprendizagem significativa fundamentada em Ausubel e Novak. O trabalho define alguns aspectos que são usados como indicativos de aprendizagem significativa quando do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática e descreve uma situação na qual esses aspectos foram investigados durante uma disciplina de um curso de Química. As informações obtidas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa representam indícios de que a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem pode proporcionar a aprendizagem significativa. Abstract In this work we are interested in investigating the Mathematical Modelling and his potentiality in what says respect to the students’ Meaningful Learning. The one that we do is to look for in the students’ productions in activities of Modelling Mathematical evidences of a Meaningful Learning. In this way, the work presents theoretical presuppositions on the Mathematical Modelling as teaching strategy and learning and on the Meaningful Learning based in Ausubel and Novak. The work defines some aspects that are used as indicative of Meaningful Learning when of the development of activities of Mathematical Modelling and it describes a situation where these aspects were investigated during a discipline of a course of Chemistry. The information obtained in elapsing of the development of the research represent indications that the Mathematical Modelling as teaching and learning strategy can provide the Meaningful Learning. Key-words: Mathematical Modelling; Meaningful Learning; Differential Equations.

Metrics

PDF views
4,956
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026329
|

Downloads

Publicado

2011-01-02

Como Citar

BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. de. Modelagem matemática e aprendizagem significativa: uma proposta para o estudo de equações diferencias ordinárias. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4689. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos