Modelagem Matemática como prática pedagógica

uma possível caracterização em Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p194-224

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Prática pedagógica, Educação matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos uma caracterização de Modelagem Matemática, tomada na perspectiva da Educação Matemática, como prática pedagógica. A partir de uma revisão de literatura sobre Modelagem Matemática, suas características e modos de fazer, e sobre prática pedagógica, identificamos convergências entre os aspectos da realização de uma atividade de Modelagem no contexto escolar e as caracterizações de aspectos das práticas pedagógicas na perspectiva considerada, de modo a construir um entendimento de Modelagem Matemática a partir das convergências identificadas. Neste contexto, destacamos que a prática pedagógica de Modelagem se inicia muito antes e se estende para além da realização da atividade em sala de aula, denotando a importância do planejamento e da reflexão sobre a prática pelos professores. Ela também possibilita que os estudantes compreendam a importância da matemática para sua formação e para o enfrentamento de diferentes situações como uma lente possível para a leitura do mundo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maykon Jhonatan Schrenk, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Unioeste, Cascavel/PR. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - Uel/Londrina - PR. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/Toledo, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR, e do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede, da UTFPR. Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR.

Referências

Almeida, L. M. W. de, & Silva, H. C. da. (2015). A matematização em atividades de modelagem matemática. Alexandria, v. 8, n. 3, p. 207-227.

Almeida, L. M. W. de, Silva, K. P. da, & Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.

Araújo, J. de L., Campos, I. da S., & Freitas, W. S. de. (2012). Prática pedagógica e pesquisa em modelagem na educação matemática. In: Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 2012, Rio de Janeiro. Anais... 20 p.

Arseven, A. (2015). Mathematical Modelling Approach in Mathematics Education. Universal Journal of Educational Research, v. 3, n. 12, p. 973-980.

Belo, C. B., & Burak, D. (2020). A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida. Educação Matemática Debate, n. 4, p. 19.

Biembengut, M. S. (2009). 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 07-32.

Blum, W. (2015). Quality teaching of mathematical modelling: What do we know, what can we do?. In: The proceedings of the 12th international congress on mathematical education. Springer, Cham, p. 73-96.

Blum, W., & Ferri, R. B. (2009). Mathematical modelling: Can it be taught and learnt?. Journal of mathematical modelling and application, v. 1, n. 1, p. 45-58.

Brown, R., & Redmond, T. (2007). Collective argumentation and modelling mathematics practices outside the classroom. Mathematics: Essential research, essential practice, v. 1, p. 163-171.

Caldeira, A. D. (2009). Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 33-54.

Campos, I. da S., & Araújo, J. de L. (2015). Quando pesquisa e prática pedagógica acontecem simultaneamente no ambiente de modelagem matemática: Problematizando a dialética pesquisador| professor. Acta Scientiae, v. 17, n. 2.

Cruz, G. B. da. (2007). A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educar em revista, n. 29, p. 191-205.

Dias-da-Silva, M. H. G. F. (2013). Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cadernos de Pesquisa, n. 89, p. 39-47.

Franco, M. A. do R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Greefrath, G., & Vorhölter, K. (2016). Teaching and learning mathematical modelling. Springer International Pu.

Maia, Raul (Ed.) (2010). Mini Dicionário prático da Língua Portuguesa. São Paulo: Difusão Cultural do Livro – CDL.

Mutti, G. de S. L. (2016). Práticas pedagógicas de professores da educação matemática num contexto de formação continuada em modelagem matemática na educação matemática. 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu.

Mutti, G. de S. L., & Klüber, T. E. (2018). Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em Modelagem Matemática. Alexandria, v. 11, n. 2, p. 85-107.

Schmidt, L. M., Ribas, M. H., & Carvalho, M. A. de. (1998). A prática pedagógica como fonte de conhecimento. Olhar de Professor, v. 1, n. 1, p. 9-23.

Schrenk, M. J. (2020). Tomada de consciência em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 2020. p. 222. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel.

Stillman, G. et al. (2007). A framework for success in implementing mathematical modelling in the secondary classroom. Mathematics: Essential research, essential practice, v. 2, p. 688-697.

Teodoro, F. P., & Kato, L. A. (2019). A prática pedagógica com Modelagem Matemática nos Iniciais do Ensino Fundamental segundo os trabalhos da X CNMEM. In: X Conferência Nacional Sobre Modelagem Matemática Na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Anais... 15 p.

Downloads

Publicado

2022-04-22