Conhecimentos de futuros professores de matemática nos contextos do estágio supervisionado e da residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p422-445Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores de Matemática, Conhecimento, stágio Curricular Supervisionado, Programa Residência PedagógicaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar e compreender aproximações e distanciamentos entre os conhecimentos mobilizados por futuros(as) professores(as) nos contextos do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Para isso, comparou dois estudos (Lima, 2021a; Lima, 2021b), de cunho qualitativo e caráter documental, que buscaram caracterizar e analisar os conhecimentos mobilizados por futuros(as) professores(as) de matemática nesses dois contextos. A análise dos dados fundamentou-se teórica e metodologicamente no modelo do conhecimento especializado dos(as) professores(as) de matemática (MTSK), que caracteriza estes conhecimentos por meio de domínios e subdomínios. Os resultados apontam que as principais aproximações se referem ao fato dos dois subdomínios mais mobilizados serem os mesmos nos dois contextos, além da predominância de conhecimentos na etapa de regência. Distanciamentos foram evidenciados ao se observar que alguns subdomínios mobilizados no PRP (Conhecimento da Estrutura da Matemática, Conhecimento das Práticas Matemáticas e Conhecimento dos Parâmetros de Aprendizagem em Matemática), devido à variedade de atividades desenvolvidas e a forma mais contínua e articulada como se deu a imersão escolar, nem sempre se destacam no ECS. Conclui-se que a predominância do Conhecimento dos Tópicos Matemáticos e do Conhecimento do Ensino de Matemática é um indício de que os dois contextos despertam a preocupação dos(as) licenciandos(as) com a maneira de abordar o conteúdo, utilizando diferentes recursos, materiais didáticos e estratégias, além do esforço em mostrar aos(às) alunos(as) as aplicações dos conteúdos abordados. Além disso, nota-se que ambos os contextos contribuem para a mobilização de conhecimentos especializados pelos(as) futuros(as) professores(as).
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