Conhecimentos de futuros professores de matemática nos contextos do estágio supervisionado e da residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p422-445

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Matemática, Conhecimento, stágio Curricular Supervisionado, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar e compreender aproximações e distanciamentos entre os conhecimentos mobilizados por futuros(as) professores(as) nos contextos do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Para isso, comparou dois estudos (Lima, 2021a; Lima, 2021b), de cunho qualitativo e caráter documental, que buscaram caracterizar e analisar os conhecimentos mobilizados por futuros(as) professores(as) de matemática nesses dois contextos. A análise dos dados fundamentou-se teórica e metodologicamente no modelo do conhecimento especializado dos(as) professores(as) de matemática (MTSK), que caracteriza estes conhecimentos por meio de domínios e subdomínios. Os resultados apontam que as principais aproximações se referem ao fato dos dois subdomínios mais mobilizados serem os mesmos nos dois contextos, além da predominância de conhecimentos na etapa de regência. Distanciamentos foram evidenciados ao se observar que alguns subdomínios mobilizados no PRP (Conhecimento da Estrutura da Matemática, Conhecimento das Práticas Matemáticas e Conhecimento dos Parâmetros de Aprendizagem em Matemática), devido à variedade de atividades desenvolvidas e a forma mais contínua e articulada como se deu a imersão escolar, nem sempre se destacam no ECS. Conclui-se que a predominância do Conhecimento dos Tópicos Matemáticos e do Conhecimento do Ensino de Matemática é um indício de que os dois contextos despertam a preocupação dos(as) licenciandos(as) com a maneira de abordar o conteúdo, utilizando diferentes recursos, materiais didáticos e estratégias, além do esforço em mostrar aos(às) alunos(as) as aplicações dos conteúdos abordados. Além disso, nota-se que ambos os contextos contribuem para a mobilização de conhecimentos especializados pelos(as) futuros(as) professores(as).

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Silva Lima, Universidade Federal de Itajubá

Licenciada em Matemática

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Doutorado em Educação

Referências

Amaral, N. D. (2015). Licenciandas como professoras no estágio: qual referência de matemática? [Dissertação de Mestrado (Curso de Pós-Graduação em Educação), Faculdade de Educação da UFMG]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2813824

Carrillo, J., Climent, N., Contreras, L. C., Montes, M. Á., Escudero, D. & Medrano, E. F. (2014). Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Universidad de Huelva Publicaciones.

Costa, P. K. A. (2018). A construção da identidade profissional do futuro professor de matemática formado a distância no contexto do estágio [Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Estadual de Campinas]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7345748

Dauanny, E. B. (2020). Estágios, identidade e formação do professor de matemática em tempos de mudanças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Matemática, 3 (3), p. 843-867. https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11832

Flores, E., Escudero, D. & Aguilar, A. (2013). Oportunidades fornecidas por alguns cenários para mostrar evidências do MTSK. In A. Berciano, G. Gutiérrez, A. Estepa, & N. Climent (eds.), Pesquisa em Educação Matemática XVII (pp. 275-282). Seiem.

Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., Montes, M., Aguilar, A. & Carrillo, J. (2014). Nuestra modelación del conocimiento Especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In J. Carrillo, N. Climent, L. C. Contreras, M. Á. Montes, D. Escudero & E. F. Medrano, Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas (pp. 96). Universidad de Huelva Publicaciones.

Lima, L. R. S. (2021a). Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores de Matemática no contexto do Programa Residência Pedagógica. Relatório de Iniciação Científica realizada com bolsa do CNPq. Orientadora: Profa. Dra. Eliane Matesco Cristovão. Itajubá, 91 p.

Lima, L. R. S. (2021b). Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores de Matemática nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica: aproximações e distanciamentos [TCC (Graduação) - Curso de Matemática Licenciatura, Universidade Federal de Itajubá].

Lima, M. S. L. & Pimenta, S. G. (2006). Estágio e Docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, 3 (3), p. 5-24. https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542

Melo, M. V. (2013). As práticas de formação no Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Matemática: o que revelam as pesquisas acadêmicas brasileiras na década 2001-2010 [Tese de Doutorado (Curso de Pós-Graduação em Educação), Universidade Estadual de Campinas]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=142056

Oliveira, E. de, Ens, R. T., Andrade, D. B. S. F. & Mussis, C. R. de. (2003). Análise de Conteúdo e pesquisa na área da educação. Diálogo Educacional, 4 (9), p. 11-27. https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6479

Ramalho, B. L. (2019). Introdução. In Tavares, A., Sousa, K. C. S. & Cruz, K. (orgs.), Residência Pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão (p. 11-19). http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1778

Ribeiro, G. G. (2021). Conhecimentos mobilizados por futuros professores de matemática em um contexto de práticas formativas na perspectiva inclusiva [Dissertação de Mestrado (Programa de pós Graduação em Educação em Ciências), Universidade Federal de Itajubá]. https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2505

Silva, H. M. (2019). Programa Residência Pedagógica: oportunidades e dificuldades em um contexto de redução da demanda pelas licenciaturas no Brasil. In A. Tavares, K. C. S. Sousa, & K. Cruz (orgs.), Residência Pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão (p. 21-47). http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1778

Silva, L. R. C., Damaceno, A. D., Martins, M. C. R., Sobral, K. M. & Farias, I. M. S. (2009). Pesquisa Documental: alternativa investigativa na formação docente. Anais do IX Congresso Nacional de Educação (pp. 4554-4566). Curitiba: Champagnat. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA LIMA, L. R.; CRISTOVÃO, E. M. Conhecimentos de futuros professores de matemática nos contextos do estágio supervisionado e da residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 422–445, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p422-445. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57947. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022