Currículos oficiais e currículos moldados de matemática no ciclo de alfabetização
uma análise da coerência dos objetivos e atividades presentes nos planos de aula.
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p78-98Palavras-chave:
Matemática, Ciclo de Alfabetização, PlanejamentoResumo
Este artigo analisa a coerência entre objetivos e atividades propostas em planos de aula de Matemática para o Ciclo de Alfabetização. Reconhece-se o planejamento como um importante momento do trabalho pedagógico e como sendo capaz de moldar o currículo que será desenvolvido com os estudantes. O estudo é de origem qualitativa valendo-se do delineamento da pesquisa documental. Para tal, planos de aula, do período de ensino remoto, de professoras do Ciclo de Alfabetização foram analisados de modo descritivo no que tange aos objetivos anunciados e às atividades propostas. Foi possível concluir, neste estudo, que grande parte dos planos analisados não apresentava uma coerência entre o que diziam desenvolver nos objetivos, tal qual habilidades e como operacionalizam essas intenções nas atividades. Concluiu-se, portanto, que os currículos podem perder sua força, quando o planejamento se centra exclusivamente na execução de atividades.
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