O currículo e a formação do professor

entre vivências e experiências no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p006-025

Palavras-chave:

Currículo, Docência em matemática, Formação inicial, Pesquisa narrativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as vivências e aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente das práticas curriculares no ensino de matemática no IFSertãoPE. O estudo é de natureza qualitativa por acreditar que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis e foi elaborado na abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de quatro colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo, desenvolvido em seis sessões. Os resultados permitem concluir que a formação inicial é fundante para a construção de um currículo que se efetive na relação de ações educativas. O estudo evidenciou como as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas microrrelações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido.

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Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Docente do Colegiado de Matemática no Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano no município de Santa Maria da Boa Vista - Pernambuco/PE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEMat. http://lattes.cnpq.br/6446960779517782.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Pós Doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Docente lotado no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS localizada no município de Feira de Santana - Bahia - Brasil. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UEFS). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU.  http://lattes.cnpq.br/9101271365317978.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós Doutor University of Warwick, UK. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Docente lotado no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS localizada no município de São Cristóvão - Sergipe - Brasil. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. http://lattes.cnpq.br/1729817235900990

 

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

VIEIRA, A. R. L.; SILVA, F. O. da; DIAS, A. F. O currículo e a formação do professor: entre vivências e experiências no ensino de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 006–025, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p006-025. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61186. Acesso em: 17 jul. 2024.