O currículo e a formação do professor
entre vivências e experiências no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p006-025Palavras-chave:
Currículo, Docência em matemática, Formação inicial, Pesquisa narrativaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como as vivências e aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente das práticas curriculares no ensino de matemática no IFSertãoPE. O estudo é de natureza qualitativa por acreditar que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis e foi elaborado na abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de quatro colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo, desenvolvido em seis sessões. Os resultados permitem concluir que a formação inicial é fundante para a construção de um currículo que se efetive na relação de ações educativas. O estudo evidenciou como as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas microrrelações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido.
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