Conhecimentos de graduandos para o ensino de matemática: experiências e possibilidades de integração na formação inicial<br>Knowledge of undergraduates for mathematics teaching: experiences and integration possibilities in the initial formation
Palabras clave:
Conhecimento de Professores, Formação Inicial, Grandezas e Medidas.Resumen
São apresentados neste artigo resultados de uma pesquisa de mestrado, de cunho qualitativo, que investigou conhecimentos de formandos em Pedagogia e Matemática, para o ensino de Grandezas e Medidas. Evidências foram levantadas em encontros com graduandos desses dois cursos, em que ocorreram possibilidades de partilha de experiências no preparo de aulas, de ementas de disciplinas e de entrevistas. Com base nos conhecimentos necessários ao professor para o ensino, concluiu-se que as situações de trocas provocaram a ruptura de estereótipos para que os sujeitos se conscientizassem da necessidade de apropriação, tanto de conhecimentos pedagógicos como do conteúdo específico, como condição para ensinarem. A integração curricular desses cursos revelou-se como possibilidade de avanço para formação inicial.
Abstract
This article shows the results of a qualitative research that investigated the potential of curriculum integration and possibilities of exchange of knowledge between pedagogy degree and mathematics degree students. The data were obtained in meetings for preparation and analysis of course syllabus and classes about largeness and measurements, and interviews with undergraduate students of both couses. The situation of exchange provoked in the individuals the rupture of stereotypes and the consciousness about the necessity to own not only the pedagogical knowledge, but also the specific mathematical matter, which is pointed by Shulman as a necessary condition for allowing the professors to teach. In conclusion, the curriculum integration between pedagogy degree and mathematics degree revealed the possibility for advancing the initial learning of professors that teach Mathematics.
Métricas
Citas
CURI, E. (2004). Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
FIORENTINI, D. et al (2002). Formação de Professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p.137-160.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (2009) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/0018467184682por.pdf > Acesso em: 17 nov. 2009.
MIZUKAMI, M. G. N. (2004) Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. Shulman. Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, RS, v.1, n. 29, n°. 2. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2007.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. (2005) A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica.
SOUZA, L. A.; GARNICA, A. V. M. (2004). Formação de professores de Matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 23-39.
SHULMAN, L. S. (1986) Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher: Washington, v. 15, n.2, Febuary, p. 4-14.
____ (1987) Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Reviews, v. 57, n. 1, p. 1-22.
____; WILSON, S. M.; GROSSMAN, P. L. (1989) Teachers of Substance: subject matter knowledge for teaching. Knowledge Base for the Beginning Teacher. New York: Pergamon Press, p. 23-36.
____. (2004) The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass.
SILVA, R. G. de. (2010) Interações entre licenciandos em Matemática e Pedagogia: Um olhar sobre o ensino do tema Grandezas e Medidas. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
WILSON, S.; SHULMAN, L. S.; RICHERT, A. E. (1987) 150 ways of knowing: Representations of knowledge in teaching. In: CALDERHEAD, J. (Ed.). Exploring teachers’ thinking. London: Cassel Educational, p. 104-124.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).