O ensino do conceito de número em diferentes perspectivas

Autores/as

  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Juliana da Silva Euzébio Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palabras clave:

Ensino, Número, Davydov.

Resumen

O objeto desse estudo se insere nas relações de ensino do conceito de número e traduz-se na questão: Em que se diferencia o ensino que adota a proposta de Davydov e aquele que segue outros referenciais? Os dados foram coletados em entrevistas com professores e cartazes indicadores do ensino do conceito de número. A análise volta-se para as possibilidades do desenvolvimento de duas formas de pensamento: 1) teórico, peculiaridade do sistema de ensino de Davydov por inter-relacionar as significações da geometria, álgebra e aritmética; 2) empírico, próprio de outros referenciais ao centram-se em noções cotidianas expressas na significação de contagem.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ademir Damazio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Planalto Catarinense (1980) , especialização em Pós Graduação Lato Sensu Especialização Em Matemát pelo Fundação Educacional Severino Sombra (1981) , especialização em Ciências Matemática pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1986) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) . Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Membro de corpo editorial da Revista de Ciências Humanas (Criciúma), Membro de corpo editorial da Poiésis (Tubarão) e Membro de corpo editorial da Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conceitos Matemáticos Científicos, Conceitos Matemáticos Cotidianos, Contexto Histórico-Cultural, Atividade.

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (2002). Especialista em Educação Matemática também pela UNESC (2004) mestre em Educação, linha de pesquisa educação matemática, pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Doutora, também na UFPR - Educação Matemática. Orientadores do doutorado: profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares e prof. Dr. Ademir Damazio. Atualmente participa de dois grupos de pesquisa: GPEMAHC Grupo de pesquisa em educação matemática: uma abordagem histórico - cultural, coordenado pelo prof. Dr Ademir Damazio na UNESC; E, GEPAPE - Grupo de Estudos e Pesquisa da Atividade Pedagógica, coordenado pelo prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura na USP. Pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da matemática com base na Teoria Histórico-Cultural. Sem desconsiderar os demais autores, o foco é para a obra de Davydov.

Juliana da Silva Euzébio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

raduada no Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC; integrante do GPEMAHC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem histórico cultural, que tem como lider do Grupo o prof Dr. Ademir Damazio. Foi bolsista de iniciação cientifica da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC- Atualmente faz pesquisas relacionadas ao ensino do conceito de número nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

DAMAZIO, A.; ROSA, J. E. da; EUZÉBIO, J. da S. O ensino do conceito de número em diferentes perspectivas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8628. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos