Um olhar fenomenológico à Geometria Dinâmica<br>A way of understanding phenomenologically the Dynamic Geometry

Auteurs

  • José Milton Lopes Pinheiro Universidade da Região Tocantina do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-0989-7403
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual Paulista
  • Adlai Ralph Detoni Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p264-287

Mots-clés :

Fenomenologia, Geometria Dinâmica, Movimento, Educação Matemática

Résumé

Este trabalho visa focar a Geometria Dinâmica da perspectiva da fenomenologia husserliana. Questiona-se: pode a Fenomenologia constituir um solo teórico ao fenômeno Geometria Dinâmica? Para tal compreensão foi realizado um estudo bibliográfico sobre Geometria Dinâmica no âmbito da Educação Matemática, buscando como é definida e os termos que mais se apresentam nestas definições e no dizer sobre ela. Tendo esse estudo foi possível fazer leituras em obras de pesquisadores do campo da Fenomenologia, tais como Husserl e Merleau-Ponty, buscando evidências que pudessem ser direcionadas às compreensões correlatas do estudo sobre Geometria Dinâmica. Foi possível tecer um pensar fenomenológico sobre o mover, o construir, o arrastar, bem como sobre as implicações desses atos, tais quais a percepção de movimento, de configurações e desconfigurações, de varações e de invariantes.

In this article we aim the core movement of Dynamic Geometry from a phenomenological perspective. Our question: what do we mean by movement when we work with Dynamic Geometry? To answer this, we carried out a bibliographic study on Dynamic Geometry in Mathematical Education. We studied texts by Husserl and Merleau-Ponty to understand the proposed question. Phenomenology has allowed us to think and write considerations about movement and construction, as well as on the implications of these acts, such as: the perception of movement, of configurations and deconfiguration, of variations and invariants, pointed to as characteristic of information technology. In a wider perspective, we understand these actions as moving-perceiving-knowing.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011), . Professor com experiência no Ensino Fundamental, Médio e Universitário. Na universidade trabalhou em cursos de Matemática, Engenharia, Sistemas de Informação, Saúde e Administração, nos quais lecionou diversas disciplinas da área da Matemática, dentre as quais os Cálculos, Variáveis Complexas, Álgebra, Equações Diferenciais, Análise na Reta, Matemática Discreta, Estatística e Probabilidade.

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1963), graduação em Pedagogia Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Educação Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1973). Livre-docente em Filosofia da Educação, UNESP-Araraquara, 1978. Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1988. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, fenomenologia, educação e filosofia da educação matemática. Research Fellow na University of California, Berkeley, Professora convidada da Facoltà di filosofia dellUniversità Lateranense di Roma, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, foi coordenadora e vice coordenadora do PGEM da UNESP, , Co-Editora do Boletim de Educação Matemática, Pró-Reitora de Graduação da UNESP de 1993 a 2001, Membro do CA-CNPq de 2011 a 2014. Presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos www.sepq.org.br Editora da Revista Pesquisa Qualitativa www.sepq.org.br

Adlai Ralph Detoni, Universidade Federal de Juiz de Fora

rofessor Titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1985), Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1983), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1994) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2000). Tem experiência como docente e pesquisador na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Geometria, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação Matemática, Desenho, Fenomenologia e Epistemologia.

Références

ALQAHTANI, M. M.; POWELLl, A. B. Instrumental appropriation of a collaborative, dynamic-geometry environment and geometrical understanding. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, London, v. 4, n. 2, p. 72-83, year. 2016.

ALVES, G. S.; SOARES, A. B. GD: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software Tabulae. In: WORSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 9, CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 23, 2003, Campinas. Anais... Campinas: CSBC, 2003. p. 275-286.

BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. C. Do clique ao touchscreen: Novas formas de interação e de aprendizado matemático. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2013. p. 1-18.

BICUDO, M. A. V. Filosofia da educação matemática segundo uma perspectiva fenomenológica. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Fenomenologia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. 1 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p. 23-47.

BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa olhada para além de seus procedimentos. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 7-28.

BICUDO, M. A. V. A perplexidade: ser-com-o-computador e outras mídias. In: BICUDO, M. A.V. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 37-66.

BICUDO, M. A. V.; KLUTH, V. S. Geometria e Fenomenologia. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. 1.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p. 131-147.

BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. Realidade e cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. 1 ed. Canoas: Editora da Ulbra, 2010.

BORBA, M.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

DETONI, A. R. A geometria se constituindo pré-reflexivamente: propostas. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 187-202. 2012.

FIGUEIREDO O. A. A questão do sentido em computação. In: BICUDO, M. A.V. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 313-342.

FURLAN, R.; BOCCHI, J. C. O corpo como expressão e linguagem em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, Ribeirão Preto, v. 8, n. 3, p. 445-450. 2003.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas Sexta Investigação: Elementos de uma Elucidação Fenomenológica do conhecimento. Trad. Zelko Loparic’ e Andréa M. A. C. Loparic’. 1 ed. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova cultura.1996.

HUSSERL, E. Ideias para uma Fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura/Edmund Husserl. Trad. Marcio Suzuki. 5 ed. Aparecida Ideias & Letras, 2006.

HUSSERL, E. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Trad. Diogo Falcão Ferrer. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

LADEL, S.; KORTENKAMP, U. Early maths with multi-touch: an activity-theoretic approach. In: PROCEEDINGS OF POEM, 1, 2012, Frankfurt. Anais ... Frankfurt: CERMAT, 2012, p. 1-22.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NOBREGA, P. T. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, Natal, v.13, n. 2, p. 141-148, 2008.

PINHEIRO, J. M. L. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 283p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.

RICHIT, A. Projetos em Geometria Analítica usando o software de GD: repensando a formação inicial docente em matemática. 2005. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

SILVA, G. H. G.; PENTEADO, M. G. O trabalho com GD em uma perspectiva investigativa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: UTFPR, 2009. p. 1066-1079.

SOUZA, C. E.; GRAVINA, M. A. Geometria com animações interativas. Novas Tecnologias da Educação, Rio Grande do Sul, v. 7 n. 1, p. 1-9, jul. 2009.

TOURINHO, C. D. C. A consciência e o mundo na fenomenologia de Husserl: influxos e impactos sobre as ciências humanas. Revispsi, Rio de Janeiro, v.12, n. 3, p. 852-866. 2012.

ZULATTO, R. B. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. 2002. 184p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

Téléchargements

Publiée

2019-09-02

Comment citer

PINHEIRO, J. M. L.; BICUDO, M. A. V.; DETONI, A. R. Um olhar fenomenológico à Geometria Dinâmica&lt;br&gt;A way of understanding phenomenologically the Dynamic Geometry. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p264-287. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/41408. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos