O Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem

uma revisão Integrativa

Autores

  • Adriana Soely André de Souza Melo Universidade do Estado da Bahia - Uneb - DTCS - Campus III https://orcid.org/0000-0001-8733-9661
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) https://orcid.org/0000-0002-3217-8159
  • Rogério de Melo Grillo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p501-525

Palavras-chave:

Xadrez, educação, ensino, aprendizado

Resumo

Este artigo tem o escopo de apresentar uma revisão integrativa de literatura, com vistas a apresentar pesquisas que tratam de o jogo de xadrez e a sua relação com os processos de ensino e aprendizagem escolar. Destarte, esta revisão utilizou-se das bases de dados ERIC; Portal CAPES; SciELO, Scopus Elzevier, Web of Science e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, visando à coleta de dados. Foram incluídos na amostra artigos e dissertações de mestrado publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Nenhuma tese de doutorado sobre o tópico foi encontrada no período. Atento aos critérios de inclusão, obtiveram-se seis artigos e vinte e uma dissertações que atenderam ao tema desta pesquisa: xadrez, ensino e aprendizagem em ambientes formais. Conquanto tenham vários estudos que envolvem o xadrez na escola, pesquisas que se propõem a construir uma abordagem pedagógica para o xadrez não são comuns. Esse fator indica a essencialidade de se analisar que o xadrez deve ser planejado, refletido, avaliado e sistematizado pedagogicamente, tendo em vista os processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriana Soely André de Souza Melo, Universidade do Estado da Bahia - Uneb - DTCS - Campus III

Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/PPGEcoH. Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB/Campus VIII (Capes 4). Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa; em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; em Formação em EaD e em Serviço Social e Gestão do Trabalho Social; Licenciada em Letras - AESET/FAFOPST (1998); Bacharel em Serviço Social - UNOPAR (2010); Policial Militar da Bahia, servindo no Colégio da Polícia Militar em Juazeiro - BA, Cb PM na função de Assistente Social. Atuou na área de ensino como Coordenadora Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Petrolina de 2017 a 2018. Professora Convidada na Faculdade Domus Sapiens - FDS de 2015 a 2021. Membro do Grupo de Pesquisa, Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - NARRATIVIDADES da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (Afastada das atividades temporariamente); Membro do Grupo de Pesquisa Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade - ECuSS, vinculado ao PPGESA/DCH III/UNEB (Afastada das atividades temporariamente) e do Grupo de Pesquisa Literatura, Estudos Culturais e Socioambientais (GEPLECS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordena o Projeto de Xadrez Pedagógico no Colégio da Polícia Militar em Juazeiro - BA desde 2008 e é Árbitra Auxiliar licenciada pela Federação Internacional de Xadrez - FIDE. Membro da Escola Nacional de Profissionais de Ensino de Xadrez - ENPEX.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Geografia – UFPE.

Docente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Campina Grande - PB

Rogério de Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas/SP – UNICAMP. Pós-Doutorado (em andamento) – PPGECT - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

ANDRÉ DE SOUZA MELO, A. S.; LUIZ MALTA DE AZEVEDO, S.; DE MELO GRILLO, R. O Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem: uma revisão Integrativa. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 501–525, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p501-525. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58548. Acesso em: 3 dez. 2024.