Práticas lúdicas na Educação Matemática Escolar: a escola nos fluídos da Modernidade líquida<br> Playful practices in teaching Math: school in the fluids of Liquid Modernity
Palavras-chave:
Lúdico, Educação Matemática Escolar, Modernidade líquidaResumo
O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática).
Metrics
Referências
BAUMAN, Z. (2008). Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
BAUMAN, Z. (2007). Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
BERNARDI, M.; MOTERLE, A. L.; NITSCHKE, A.; BACH, C.; BURNIER, D. J.; RIGO, M. Z. (2013). Inserção De Jogos No Processo De Ensino-Aprendizagem De Geometria. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
BRITO, C. F.; BEZERRA, D. J.; RODRIGUES, S. K.; PUCETTI, S. (2013). Pibid - Experiência Da Aplicação De Jogos Para Auxílio E Colaboração No Ensino E Aprendizagem Da Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
BUJES, M. I. (2002). Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A.
CARDOSO, V. C.; OLIVEIRA, S. R. D.; KATO, L. A. (2013). Percepção De Professores Sobre O Uso De Jogos Digitais Educativos Em Aulas De Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
DALARMI, T. T. (2013). O Uso De Jogos Nas Aulas De Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
FERNANDES, J. P. (2013). Aprendendo O Sistema Internacional De Unidades Através Do Jogo Definições E Tabelas Do Lilavati De Bhaskara. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
FLORET, H. F. (2013). Euclidean: O Jogo Da Combinatória. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
FOUCAULT, M. (2008). A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, - 7ed. Rio de janeiro: Forense Universitária.
FOUCAULT, M. (1996). A ordem do discurso. São Paulo, Loyola.
GABBI, A. C.; AVI, E. B.; AVI, P. C.; MICHEL, T. P.. (2013). Características Esperadas Nos Materiais Virtuais Interativos Para O Ensino Da Matemática Na Educação Básica. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
GALLO, S. (2011). Sob o signo da diferença: em torno de uma educação para a singularidade. SILVEIRA. Rosa Hessel (Org). Cultura, Poder e Educação: um debate sobre os estudos culturais. Ed. ULBRA, p. 213-223.
GOUVEIA, C. A. A. (2013). O Laboratório Dos Jogos: Metodologia E Primeiros Resultados. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
HUIZINGA, J. (1993). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. J. P. Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva.
JACONBSEN, D. R.; MAFFEI, L. D. Q.; SPEROTTO, R. I. (2013). Jogos Eletrônicos: Um Artefato Tecnológico Para O Ensino E Para A Aprendizagem. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
LEITE, L. R.; LACERDA, M. S. (2013). Ensinando Matemática Jogando: Ludicidade No Ensino. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
MACHADO, A. A. R.; SILVA, J. D. S.; CIABOTTI, V. (2013). Elaboração De Jogo De Fixação De Aprendizagem Em Estatística Para O Nono Ano Do Ensino Fundamental. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
MAFFEI, L. D. Q.; JACOBSEN, D. R.; MARTINS M. D. F. D. (2013). A Matemática Atrelada Ao Jogo. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
MAGALHÃES, J. M. C.; JUSTO, J. C. R. (2013). Concepções De Professores Polivalentes Sobre A Matemática A Partir De Uma Formação Continuada Estruturada Com Jogos Matemáticos. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
MUMBACH, M.; WOLKMER, L.; PREUSSLER, R. (2013). Tangram: Uma Alternativa Para Aprendizagem De Conceitos Geométricos. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
NASCIMENTO, E. C. S. D.; BEZERRA, É. D. C.. (2013). Robótica Pedagógica: Uma Experiência Construtiva. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
OLIVEIRA, D. C. D.; SILVA, D. A. D. (2013). Clube De Matemática: Atividades Lúdicas Para O Ensino De Álgebra. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
PASUCH, A.; BARBOZA, J. V.; BASSANI, L. T. (2013). A Utilização Do Lúdico No Processo De Ensino-Aprendizagem De Frações. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
PEREIRA, P. S.; LÔBO, W. D. S.; SANTO, S. S. D. (2013). Xadrez Uma Prática Lúdica E Suas Contribuições Para O Ensino Da Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
PORTO, A. S.; LOPES, L. D. R. P. (2013). Utilizando O Lúdico Na Resolução De Problemas Matemáticos: Um Estudo Nas Séries Iniciais De Uma Escola Parceira Do Pibid. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. (2009). Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. In Educação & Realidade, v. 34, n. 2.
SILVA, K. G. R.; MORETTI, V. D. (2013). Educação Matemática no Primeiro ano do ensino fundamental: onde está o brincar? In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
SILVA, M. B. D.; FERREIRA, G. F. (2013). Progressão Aritmética Utilizando O Jogo Corrida Ao Cem. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.
VARELA, J.; ALVAREZ-URÍA, F. (1992). A maquinaria escolar. Teoria & Educação, v. 6, p. 68-96.
VEIGA-NETO. A. (2003). Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro?. Rio de Janeiro: DP&A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).