Uma hermenêutica da produção sobre investigação Matemática no Brasil<br>A hermeneutics from the production about Mathematics investigation in Brazil
Palavras-chave:
Revisão bibliográfica, Pesquisa qualitativa, HermenêuticaResumo
Neste artigo buscamos efetuar um meta-estudo sobre uma pesquisa denominada estado da arte realizada com dissertações e teses da BDTD[1]. Essa pesquisa evidenciou num primeiro momento, os focos que se mostram nas produções em Investigação Matemática no contexto da Educação Matemática brasileira. A partir dela, buscamos transcender a interpretação dos manifestos em cada categoria, na busca pelos seus sentidos e significados, conduzidos pela interrogação: O que se revela a partir dos focos de pesquisa em dissertações e teses brasileiras de Investigação Matemática? Buscando respondê-la, trazemos neste artigo a descrição e interpretação das categorias que emergiram no trabalho que deu suporte a este. Os resultados sinalizam para a necessidade de haver pesquisas que extrapolem a esfera da experiência pedagógica, questionando a própria Investigação Matemática.
[1] Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses - http://bdtd.ibict.br/
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).